Diversão e Arte

Rita Lee xinga PMs e é detida em Aracaju após seu show de despedida

postado em 30/01/2012 08:15
A carreira da cantora Rita Lee sempre foi abastecida de polêmicas e sua aposentadoria nos palcos não poderia ser diferente. No último sábado, cinco dias após declarar que não faria mais shows, a ;tia; do rock brasileiro cumpriu seu último compromisso, durante o Festival de Verão Sergipe 2012, tocando para um público de 20 mil pessoas, mas acabou detida por policiais após a apresentação. ;A sensatez falou mais alto no momento, por isso a polícia não parou o show;, chegou a afirmar o tenente-coronel Adolfo Menezes, responsável pela segurança no local.

Durante a noite, Rita afirmou ter visto alguns membros de seu fã-clube serem vítimas de ações agressivas por parte da polícia. Depois de dizer que não queria o policiamento em sua derradeira apresentação, completou: ;Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho;. Quando os homens se postaram diante dela, formando um cordão de segurança, a roqueira afirmou não ter medo deles, relembrou os tempos de ditadura e xingou os policiais militares de cavalos e cachorros, usando também palavras de baixo calão. O governador Marcelo Déda (PT), que estava na plateia, afirmou ter testemunhado um ;espetáculo deprimente; e destacou que os PMs não agiram de forma que justificasse a atitude da cantora.

Assim que desceu do palco, Rita Lee, 67 anos, foi levada a uma delegacia de Aracaju, e postou diversos protestos em sua página do Twitter: ;A polícia não gosta de mim, mas Sergipe gosta;, escreveu. Na mensagem seguinte, chamou a polícia de ;abusiva e abusada;, destacando que não tinha obrigação de ir à delegacia. Pouco depois, escreveu que não havia embasamento legal para a prisão e que não retirava nada do que havia declarado.

Ao chegar à delegacia, Rita teve o apoio da vereadora Heloísa Helena (PSol), que assistiu à apresentação e assinou o boletim de ocorrência a seu favor. ;Solta graças à vereadora Heloísa Helena, que estava na plateia e prestou idêntica versão;, publicou ontem em seu Twitter, três horas após a última manifestação, indicando aos fãs e seguidores que o imbróglio estava resolvido. Segundo o documento policial, a artista teria sido detida por desacato e apologia ao crime (artigo 287 do Código Penal).

Emoção

Rita Lee disse ao delegado da Polícia Civil Leoginis Corrêa, em depoimento, que agiu por emoção. De acordo com informações da Delegacia Plantonista de Aracaju, o delegado de plantão no evento, logo depois do show, intimou a cantora a prestar esclarecimentos à Corregedoria da Polícia Militar, às 9h da manhã de ontem, dia seguinte ao evento. Ela se recusou. Diante da recusa, Rita Lee foi levada para a delegacia. Durante o depoimento, afirmou que ;todo o ocorrido se deu como uma reação emocional, provocada pela ação truculenta desnecessária; dos PMs.

De imediato, o assunto começou a repercutir nas redes sociais. As opiniões se dividiam entre defender Rita de uma ação policial exagerada e acusá-la de tentar causar desordem. Os artistas também se manifestaram sobre o caso. Pelo Twitter, o músico Lobão lamentou: ;Era só o que faltava. Prender a Ritinha é de última;.

A cantora Paula Toller classificou como bizarro o comportamento da polícia. ;Vão prender corruptos e deixem os artistas em paz!” A apresentadora Lorena Calábria deu o tom de uma enxurrada de reflexões políticas: ;Menos ordem, mais progresso;, resumiu. O deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) replicou trechos de músicas de Rita, como Saúde e Pagu, e o ator Dudu Azevedo cravou: ;O Brasil é o país da hipocrisia e do falso moralismo;. ;Diga para respeitarem seus cabelos vermelhos, Ritz;, completou o músico Leo Jaime.

Houve também repercussão internacional. O diário argentino Clarín destacou, em sua página na internet, que a ;rainha do rock; brasileiro foi detida no último show de sua carreira por insultar a polícia e chamar os agentes para fumar ;um cigarro de maconha;.

Essa foi a segunda vez em que Rita Lee foi presa. Em 1976, ela foi condenada a um ano de prisão domiciliar por porte e uso de maconha. Passou 15 dias detida.


Depoimento

;Eu estava bem pertinho e vivenciei. Vi e ponto! Após a ação policial contra a meninada (que não estava fumando maconha nem badernando), Rita verbalizou: vão procurar os políticos ladrões. Daí começou o conflito/tumulto. Ela ficou o tempo todo explicando que era uma mãe, avó, de 67 anos, queria fazer uma festa linda de despedida, pediu que os policiais não ficassem todo o tempo circulando na frente do palco (eu estava, e não tinha confusão nenhuma). Depois, claro, provocação gera provocação. Vou testemunhar em defesa de Rita Lee, como faria diante de qualquer injustiça a policial, catador de lixo ou morador de rua.;

Heloísa Helena, vereadora do PSol-AL, em seu Twitter


TUITADAS

;A polícia não gosta de mim, mas Sergipe gosta;
Rita Lee

;A polícia de Aracaju levou minha velha pra delegacia. Bando de frouxo;
Beto Lee, músico, filho de Rita Lee

;Rita Lee forever;
Gilberto Gil, cantor

;É a glória! Encerrar a carreira presa é mais que um roqueiro pode querer da vida! Viva Rita Lee!”
José de Abreu, ator

;PM de Sergipe prende Rita Lee por desacato. PM de São Paulo é violenta na Cracolândia e Pinheirinho é aplaudida. Abre o olho, democracia;
Marcelo Médici, humorista

;Liberdade de palavra, free Rita Lee;
Marcelo Tas, jornalista e apresentador

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação