Diversão e Arte

Fãs levam calcinha ao velório de Wando para homenagear o cantor

Landercy Hemerson, João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 08/02/2012 21:06

Aos poucos os fãs do cantor Wando começam a lotar o cemitério Bosque da Esperança, no Bairro Jaqueline, na Região Norte de Belo Horizonte, no fim da tarde desta quarta-feira (8). Algumas mulheres levaram calcinhas para homenagear o músico, que morreu nesta manhã em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado no Hospital Biocor, em Nova Lima, há cerca de duas semanas.

Bastante abatidos, familiares e amigos do cantor se dispuseram em volta do caixão, que foi exposto em um salão do cemitério. O sogro de Wando, o empresário Lúcio Vasconcelos, afirmou que foi uma surpresa grande a morte do músico, já que ele vinha tendo melhoras. ;Eu conversei com ele na tarde de ontem (terça-feira) e ele estavam bem. Não podia nunca esperar a morte. Foi um amigo que perdi. Um irmão;, disse emocionado.

Quem também não conseguia esconder a tristeza é o empresário do cantor, Carlos Alberto de Deus, que há mais de 20 anos trabalhava com ele. ;Eu trabalho com vários artistas, mas igual o Wando não tem. Além da facilidade de trabalhar com ele, o Wando se tornou um grande amigo, que vai muito além da vida empresarial;, afirmou o empresário. Segundo ele, o cantor já tinha 50 apresentações programadas para este ano.

A área ao redor do caixão foi reservada para parentes e amigos do músico. Para os fãs, foi liberado espaço a uma distância de quatro metros da urna. Dezenas de coroas de flores foram enviadas ao local.

O enterro está programado para as 11h desta quinta-feira.

Quadro Clínico
Wando chegou ao Biocor por uma recomendação do seu médico particular, João Carlos Dionísio. Foi encaminhado para realização de cateterismo cardíaco, devido ao quadro de angina (dores no peito, causadas pela falta de sangue no coração) e alteração de exames propedêuticos (cintilografia miocárdica), feitos anteriormente. Na sequência, devido à gravidade e extensão das obstruções coronarianas encontradas, os médicos optaram pela permanência no hospital e cirurgia de revascularização do miocárdio.

O artista apresentou um quadro de angina refratário ao tratamento clínico e a solução, como "medida de salvar sua vida", foi a realização, em caráter de urgência, de uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias. Foi implantado um stent - uma malha em forma de tubo de metal -, no interior da coronária para facilitar a passagem do sangue.

Vida do cantor
Nascido em 1945 Cajuri, interior de Minas Gerais como Vanderley Alves dos Reis, Wando mudou-se ainda criança para Juiz de Fora. Da capital da Zona da Mata, ele foi para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como feirante, entregador de leite, vendedor de jornal e caminhoneiro. De lá, partiu para Congonhas, onde aprendeu a tocar violão e passou a viver de música com o conjunto Escaravelhos. Nos anos 1970, se mudou para São Paulo para investir na carreira.

Em 1973, ele lançou seu primeiro disco, Glória a Deus e samba na terra. O trabalho, que trazia o sucesso O importante é ser fevereiro, seguia a linha aberta por Caetano Veloso e Chico Buarque. A guinada para o som romântico e brega veio com o disco seguinte, que levava seu nome. Na sequência, veio a consolidação da carreira com mais onze discos, como Gosto de maçã, de 1978, Gazela, de 1979, Vulgar e comum é não morrer de amor, de 1985 e Ui: Wando paixão, lançado em 1986.

[SAIBAMAIS]Em 1988, o disco O mundo romântico de Wando trouxe Fogo e paixão, sua música de maior destaque na carreira. A letra é marcante e conhecida até por quem não está familiarizado com a carreira do cantor: "Você é luz, é raio, estrela e luar / manhã de sol, meu iá iá meu iô iô".

Mas mais do que as músicas, o que realmente levou o cantor para o estrelato foi uma jogada de marketing com calcinhas. A atitude de distribuir as peças íntimas surgiu em 1987 e acabou virando marca registrada de Wando, que sempre recebia de volta das fãs várias calcinhas durante seus shows. Ao longo dos anos, ele garantia ter juntado mais de 17 mil peças e pensava em fazer um museu.

Wando era casado desde 2005 com a belo-horizontina Renata. Ele dividia seu tempo entre o Rio de Janeiro, onde mantinha uma base de negócios, e a capital mineira, onde mora com a mulher e a filha Maria Sabrina, de cinco anos. Ele tinha outros três filhos e oito netos. Seu último disco de inéditas foi Fêmeas, de 2001.

Mesmo sem lançar um trabalho novo há mais de 10 anos, Wando mantinha uma agenda agitada de shows e apresentações. A internação por problemas cardíacos deixou os fãs em suspenso. No domingo, 5 de fevereiro, o cantor divulgou um bilhete que garantia o seu retorno. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem", disse. Mas o coração, cansado de bater por amor, não aguentou esperar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação