Diversão e Arte

Chico Anysio: uma luz eterna para o humor brasileiro

postado em 23/03/2012 15:08

Ator, humorista, diretor, compositor, autor, pintor, escritor, radialista, comentarista esportivo, roteirista e apaixonado pela vida. É dessa forma que o humorista se descrevia em seu perfil no microblog Twitter. Mas adjetivos não faltavam a Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho. Cearense de Maranguape, o filho de Francisco Anysio e Haideé Viana de Oliveira Paula nasceu no dia 12 de abril de 1931, apesar de sua certidão registrar 1929.
Em 1959, brilhou em Só tem tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Anysio Show
De família rica, Chico teve uma infância feliz, cercado de tudo o que uma criança poderia desejar. Mas o sofrimento logo abateu o coração dele, quando perdeu a mãe, morta aos 89 anos de um grave problema no coração. Outro grande choque para a vida do humorista foi quando o pai, que era dono de uma importante empresa de ônibus, perdeu tudo em um incêndio. Chico dormiu rico e acordou pobre. A família foi levada então para o Rio de Janeiro e, mesmo com muito sofrimento, el encontrou um sentido para a vida: de levar alegria a todos. Foi quando seu dom começou a se manifestar.

Ele imitava as pessoas e economizava o dinheiro do bonde indo a pé para a escola, para usar o dinheiro no ingresso do cinema ou para ir ao futebol. Aos 14 anos começou a participar de programas de calouros do Rio de Janeiro e depois em São Paulo. Fazia também imitações nos clubes cariocas e ganhava bons cachês. Chegou a estudar, para ingressar em uma faculdade no curso de Direito. Passou, mas não quis mais a graduação. Contratado pela Rádio Guanabara, passados 15 dias Anysio já era o ;faz tudo;: ator, locutor, redator e comentarista. Seu texto era perfeito e admirado por todos os profissionais.

Humor no sangue

Muitas mulheres se encantaram com o ator, que chegou a figurar como galã em novelas. Mas com o humor cravado em seu DNA, Chico preferiu a linha de shows e comédias, ao lado de grandes feras como Grande Otelo. Foi então que seus personagens começaram a ganhar vida e se multiplicar, graças à incrível capacidade de mudar o tom de voz e de imitar o jeito das pessoas. São dele 209 personagens, todos históricos, como o Professor Raimundo, o galã Alberto Roberto, a linguaruda Salomé, Bento Carneiro, o vampiro brasileiro... A lista é imensa.

Em 1957, na TV Rio, estreou o Noite de Gala. Em 1959, brilhou em Só tem tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Anysio Show. Foram seus trabalhos mais importantes no início da carreira. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, ele se aventurou pelo jornalismo esportivo.

Em 1969 foi convidado para ir para a TV Globo, onde conheceu o empresário e diretor Boni, que hoje o considera como sendo o homem que mais entende de televisão. Foram 16 anos de grandes programas. Fez Chico Anysio Show, Chico City, Estados Unidos de Chico City, Chico Total. Tornou-se o número um entre os comediantes do Brasil.

E na lista de tarefas do multifacetado Chico Anysio ainda havia tempo para escrever livros. Tem quinze obras lançadas. Pintor nas horas vagas, ele fazia em média 300 pinturas por ano. Trabalhador incansável, seu sono era de apenas quatro horas por noite. Um lutador, trabalhador e exemplo para o país. Só se podia ver uma coisa naqueles olhos, que agora se fecham para sempre: A gratidão e a reflexão de que talvez nem ele mesmo sabia explicar quem era Chico Anysio. Não se pode explicar o inexplicável.

Personagens marcantes

Alberto Roberto

O símbolo sexual que usava touca de renda na cabeça e que frequentemente interpelava a todos que entrevistava com um "por quê?". Se excesso de estrelismo irritava o diretor Da Júlia, interpretado pelo ator Lúcio Mauro.

Bento Carneiro

Nascido no Brasil, o vampiro Valdevino Bento Carneiro tinha um sotaque caipira muito engraçado. Morava em seu castelo junto de seu assistente corcunda Calunga (Lug de Paula) e nunca conseguia assustar as pessoas, por ser medroso. É dele a frase "aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos".

Bozó

Com a frase "Eu-eu trabalho na Globo, tá legal?", Sérgio Dias Magalhães Marinho, o Bozó, afirmava para todo mundo ser um funcionário da emissora. Suas marcas registradas são os dentes proeminentes e a gagueira.

Canavieira

Walfrido Augusto Canavieira é um empresário e político corrupto, que já foi prefeito de Chico City. Sempre inaugurava alguma obra pública, mesmo que inútil, para livrar-se das críticas do povo. É também filho do Professor Raimundo.

Gastão

Gastão Franco era um pão-duro casado com Eddy Lammar (Selma Lopes/Agnes Fontoura) e tinha como doméstica dona Felinta (Tutu Guimarães). Sua cunhada Lana Turner (Estelita Bell) possuia a aparência de uma senhora idosa, porém afirma ter 37 anos e só conhece coisas modernas.

Uma vida múltipla - Conheça a trajetória do maior humorista brasileiro

1931 ; Nasce em 12 de abril, em Maranguape (CE), filho de Francisco Anysio e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho.


1939 ; Aos 8 anos, muda-se com a família para o Rio de Janeiro.


1945 ; Com 14 anos, começa a ir aos programas de calouros do Rio, e depois de São Paulo. Ganhava todos.


1948 ; Já com 17 anos, inicia a carreira na rádio na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções: rádio-ator, comentarista de futebol, redator e locutor.


Década de 1950 ; Trabalha nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Passa a escrever diálogos e eventualmente atua nas chanchadas da Atlântida Cinematográfica.


1952 ; Na Rádio Mayrink Veiga, cria o programa que se transformaria em um dos maiores sucessos da emissora: a Escolinha do Professor Raimundo, inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor).


1953 ; Casa-se pela primeira vez (ele foi casado seis vezes). A esposa era a atriz e comediante Nancy Wanderley, com que teve o filho Lug de Paula, intérprete do Seu Boneco, da Escolinha.


1955 ; Estreia no cinema, como ator e roteirista, com O primo cangaceiro, de Ruy Costa (ao todo, foram 18 filmes).


1957 ; Estreia, na TV Rio, o programa Noite de gala. Nesse mesmo ano e na mesma emissora, cria a versão televisiva da Escolinha do Professor Raimundo.


1959 ; Estreia o programa Só tem tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Anysio Show.


1963 ; Cria, com Walter Clark e Carlos Manga, a empresa Zoom.


1963 ; Casa-se com a atriz e vedete Rose Rondelli, com que teve dois filhos. Um deles é o ator Nizo Neto, o seu Ptolomeu, da Escolinha.


1969 ; Inicia a carreira na Rede Globo, onde tinha contrato até 2012.


1970 ; Estreia o humorístico mensal Chico Anysio especial, gravado apenas em externas.

Personagem Coalhada
1971 ; Lança Linguinha x Mr. Yes, seriado infantojuvenil apresentado entre o telejornal e a novela das oito.


1972 ; Estreia o programa Chico em quadrinhos. Nesse período, começa a lançar discos com músicas utilizadas ou inspiradas por seus programas e personagens, além de continuar atuando no teatro, uma constante ao longo de sua trajetória artística.


1972 ; Lança seu primeiro livro, O batizado da vaca (ao todo, foram 21 publicações).


1973 ; Casa-se com a atriz (e integrante de As Frenéticas) Regina Chaves, com que teve um filho, o DJ Cícero Chaves.


1973 ; Cria o programa Chico Ciy, em que interpreta vários dos seus 209 personagens. A atração vai ao ar até 1980.


1976 ; Casa-se com a atriz Alcione Mazzeo, com quem teve um filho, o ator Bruno Mazzeo.


1981 ; Passa a se dedicar às artes plásticas. Começa a pintar quadros e a expor.


1982 ; Estreia o programa Chico Anysio show, que vai ao ar até 1990.


1990 ; A Escolinha do Professor Raimundo estreia como programa independente e assim segue até 1995. (Voltou em 1999 como parte do Zorra total, permanecendo até outubro de 2000. Retornaria a seu formato original em março de 2001, quando foi exibida sua última temporada.)

Programa Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo
1991 ; Vai ao ar o programa Estados Anysios de Chico City, em que interpreta os personagens e é supervisor de criação.


1992 ; Apaixona-se pela ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, quando ela faz uma aparição na Escolinha do Professor Raimundo. Casa-se com ela, que é mãe de dois filhos dele.


1995 ; Vai ao ar o Chico Total, que segue a linha dos programas anteriores (atualmente, a atração é reprisada no canal de TV por assinatura Viva).


1996 ; Interpreta o personagem Zé Esteves no filme Tieta, de Cacá Diegues. Fratura a mandíbula em casa e inicia tratamento nos Estados Unidos para recuperar a mobilidade do maxilar (agravando sua situação na Globo, onde já vinha perdendo espaço desde a saída de Boni da emissora).


1998 ; Volta a morar no Brasil e apresenta a proposta de um novo programa, O belo e as feras, que, diferentemente dos anteriores, baseava-se na estrutura das sitcoms americanas.


1999 ; Estreia O belo e as feras. Inicia sua participação no Zorra total com os personagens Alberto Roberto, Professor Raimundo e Dr. Rosseti. Casa-se pela última vez. A esposa é a empresária Malga de Paula, 39 anos mais jovem do que ele.

Em 1999, Chico Anysio casou-se pela última vez com a empresária Malga de Paula, 39 anos mais jovem do que ele
2006 ; Participa da novela Sinhá Moça.


2009/10 ; Passa a interpretar no Zorra total os personagens Justo Veríssimo e Bento Carneiro.


2009 ; Participa da novela Caminho das Índias, como o indiano Namit Batra. Interpreta o personagem Olavo na comédia Se eu fosse você 2. Dubla Carl, protagonista do filme Up ; Altas aventuras, animação da Disney & Pixar.


Agosto de 2010 ; É internado em um hospital no Rio para a retirada de uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia, é diagnosticado com pneumonia.

O humorista em uma de suas últimas apresentações, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília
Outubro de 2010 ; Recebe homenagem no CCBB, em Brasília, no projeto Mitos do teatro brasileiro.


Dezembro de 2010 ; É submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. No período pós-operatório, sofre falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco.


2 de janeiro de 2011 ; Vai ao ar na TV Globo o especial Chico e amigos, em que ele interpreta vários de seus personagens e conta com a participação de amigos como o ator Milton Gonçalves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação