Diversão e Arte

Diretor Cacá Diegues comemora cinco décadas na estrada do cinema

Mario Abbade - Especial para o Correio
postado em 03/04/2012 11:17
Rio de Janeiro ; Em seus 50 anos de carreira, o diretor Cacá Diegues ganha retrospectiva com toda a sua filmografia na Caixa Cultural Rio, de hoje a 15 de abril. Com curadoria de Breno Lira Gomes e Silvia Oroz, a mostra Cacá Diegues ; Cineasta do Brasil, com um nome que já deixa claro que o homenageado é um cineasta que filmou o país, reúne mais de 30 curtas e longas dirigidos, produzidos e roteirizados pelo realizador, além de programas de tevê e videoclipes. A programação inclui também workshop, curso e debates com especialistas em cinema e nomes como José Wilker, Zezé Motta e Antonio Pitanga, que integraram o elenco de vários filmes do diretor.

Quando o assunto é Cacá Diegues, que acumula mais de 20 prêmios na carreira, duas características se destacam. Os atores de seus filmes consideram Cacá o tradutor do Brasil para o cinema. Mas também há outra unanimidade: o Brasil de Cacá Diegues é doce. Longe daquele clichê do território do diretor tirânico, que conduz tudo e todos com mão de ferro e nem sempre (ou quase nunca) prima pela educação, o set de Cacá é um lugar para ser feliz fazendo cinema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação