Diversão e Arte

'O Grito', de Edvard Munch, é leiloado por US$ 119,9 milhões

Agência France-Presse
postado em 02/05/2012 21:39


Nova York - Uma versão de "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch, foi leiloada nesta quarta-feira por 119,9 milhões de dólares na casa Sotheby;s de Nova York, tornando-se a obra de arte mais cara já vendida em um leilão.

A obra, feita em 1895 que representa um homem que grita, com as mãos nas orelhas e com um fundo de céu avermelhado, era a única das quatro versões de "O Grito" ainda em posse de um colecionador.

A competição fervorosa entre sete apostadores levou o preço ao recorde para uma obra de arte em leilão em apenas 12 minutos, despertando aplausos.

O recorde anterior havia sido registrado pelo quadro de Picasso "Nu, Folhas Verdes e Busto", vendido em 2010 por 106,5 milhões de dólares.

"O Grito" simboliza a angústia existencial e o desespero da era moderna.

Foi vendido pelo colecionador norueguês Petter Olsen, cujo pai era amigo e apoiador do artista. Ele planejava abrir um novo museu na Noruega.

Em duas ocasiões, outras versões da pintura foram roubadas de museus, apesar de ambas terem sido recuperadas. A obra é amplamente conhecida tanto por especialistas em arte como pelo público em geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação