Diversão e Arte

Pintura leiloada por US$ 86,9 milhões é a mais cara da arte contemporânea

Agência France-Presse
postado em 09/05/2012 11:02

Nova York - Uma pintura de Mark Rothko se converteu nessa terça-feira (8/5) na obra de arte contemporânea mais cara do planeta ao ser arrematada por 86,9 milhões de dólares em um leilão da casa Christie;s em Nova York. Orange, red, yellow superou o recorde do próprio artista russo-americano (US$ 72,84 mi), em uma jornada que totalizou 388,5 milhões de dólares em vendas, o maior valor já atingido em um leilão de arte contemporânea desde 2007, destacou a Christie;s.

O quadro Orange, red, yellow de Mark Rothko ficou em exposição na Christie, em Nova York, antes do leilão


Entre as obras leiloadas na terça-feira está FC1, de Yves Klein, que representa os contornos de dois personagens nus através de uma técnica que utiliza pintura, água e fogo. O trabalho obteve 36,5 milhões de dólares, abaixo da estimativa de 40 milhões. O último preço recorde para um Klein era de 23,6 milhões de dólares. Abstraktes Bild, de Gerhard Richter, foi a obra mais disputada no leilão, e superou facilmente a estimativa de 18 milhões de dólares para ser arrematada por 21,8 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação