Diversão e Arte

Daniel Mordzinski faz um mapa fotográfico de escritores do mundo inteiro

Nahima Maciel
postado em 07/07/2012 10:44
Um acaso colocou o argentino Daniel Mordzinski na rota da literatura. Se é que se pode chamar de acaso um encontro com Jorge Luis Borges e outro com Julio Cortázar em questão de dois ou três anos. Mordzinski, estudante de cinema e estagiário na produção de um filme sobre o pai do realismo fantástico na Buenos Aires dos anos 1970, fotografou Borges durante depoimento para um documentário. Uma bela foto, feita com câmera emprestada pelo pai, na qual o escritor cego mira a escuridão enquanto um ponto de luz se abre na direção de seu olhar.

Em Paris, alguns anos depois, Mordzinski ainda se debatia entre as ideias de ser cineasta ou fotógrafo quando recebeu, tal qual um religioso, uma confirmação. Ao procurar na lista telefônica o contato da única pessoa que conhecia na capital francesa para convidar para a primeira exposição, Mordzinski esbarrou no nome de Julio Cortázar. Humilde, o autor de O jogo de amarelinha mantinha o nome em uma lista pública. O fato impressionou o jovem estudante, que telefonou e deixou recado na secretária eletrônica. Convidou o escritor, e ele foi. ;Que personagem maravilhoso e generoso deveria ser pensei. Qualquer um que venda 20 exemplares tira seu nome da lista telefônica. No recado, eu disse: Olá, Julio. Sou Daniel. Não sou ninguém, nunca fiz nada. Mas amanhã inauguro minha primeira exposição e seria o menino mais feliz do mundo se pudesse acompanhar-me. Te deixo o endereço. No inverno, com a oferta cultural que há em Paris, ele foi apadrinhar-me. Depois ficamos amigos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação