Diversão e Arte

Festival Anima Mundi vai indicar filmes ao Oscar pela primeira vez

postado em 08/07/2012 13:32
Encantar o público adulto e infantil durante as mais de 500 sessões, essa é uma das pretensões dos 448 filmes selecionados - 80 brasileiros entre eles - para o 20; Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2012, que ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 13 e 29 de julho.

Neste ano, a novidade é que as animações irão concorrer a uma indicação ao Oscar, prêmio mais importante do cinema mundial, oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, marcando a entrada do Anima Mundi no restrito grupo de festivais habilitados a indicar filmes para a premiação de Hollywood.

Os curtas brasileiros candidatos à indicação são Cafeka, de Natalia Cristine; Destimação, de Ricardo De Podestá; Linear, de Amir Admoni; Mentiras são contadas em julho, de Rogério Vilela; Neomorphus, do estúdio Animatorio; O acaso e a borboleta, de Fernanda Correa e Tiago Américo; O grande evento, de Thomas Larson; O guitarrista no telhado, de Guto Bozzetti; Realejo de Marcus Vasconcelos; e Valquíria, de Luiz Henrique Marques Gonçalves.



De acordo com o diretor do Anima Mundi, César Coelho, o filme vencedor da mostra entrará para a lista de indicados ao Oscar como animação de curta-metragem do próximo ano. Por isso, os concorrentes ao prêmio terão atenção especial durante o Anima Mundi. ;Serão quatro sessões apenas dedicadas ao Oscar;, diz.

Entretanto, explica que o Anima Mundi também conta com uma extensa e variada programação. ;Tem para todos os gostos, filmes para crianças e adultos, documentários animados, comerciais, longas metragens...;, descreveu César Coelho.

[SAIBAMAIS]Além do Brasil, foram recebidas inscrições da França, Alemanha, Japão, Polônia, Portugal, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, República Tcheca, Síria e Tunísia. Entre os convidados internacionais, estão a diretora inglesa Sarah Cox, que falará sobre o filme que produziu com centenas de crianças do mundo inteiro.;A história do filme todo foi bolada por crianças. Um trabalho lindíssimo;, diz Coelho.

Por outro lado, o nova-iorquino Adam Pesapane, conhecido por Pes, traz aulas de culinária usando objetos do cotidiano como, por exemplo, varetas no lugar de macarrão. ;São, todos, objetos que você não imagina que se transformariam em alimentos;. Roger Horrocks, biógrafo de Len Lye, um artista neozelandês morto em 1980, fará uma retrospectiva sobre seus trabalhos, que são referências na animação experimental.

Haverá também palestras de dois brasileiros: Rodrigo Teixeira, que trabalha na indústria cinematográfica norte-americana, e Marcelo Marão, outra referência na animação brasileira atual. Teixeira é diretor de efeitos visuais, principalmente, animação 3d estereoscópica. Seu nome está no letreiro de A invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese. Já Marão, segundo Coelho, ;tem um trabalho muito forte na parte de animação autoral e na parte de organização dos animadores, como associação;.

No Rio de Janeiro, o Festival Anima Mundi ocorre entre os dias 13 a 22 deste mês, no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Oi Futuro Flamengo, Odeon, Itaú Arteplex e Oi Futuro Ipanema. Depois, segue para São Paulo, com atividades de 25 a 29 deste mês, no Centro Cultural Banco do Brasil e Memorial da América Latina. A entrada é gratuita e os horários das sessões estão no site www.animamundi.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação