Diversão e Arte

Brasília revela talentos no 6º Festival Internacional de Violão

postado em 25/07/2012 08:00

Brasília, que já não precisa mais provar sua vocação para a música instrumental, mostrará outra vez o apreço que tem por promover iniciativas que valorizam os artistas desta seara. Entre hoje e domingo, a cidade recebe violonistas virtuosos do país e do mundo para se apresentarem no 6; Festival Internacional de Violão, organizado pela Associação Brasiliense de Violão (Bravio). Além disso, um concurso realizado anualmente pela entidade promete revelar talentos ainda pouco conhecidos.



As peças que serão apresentadas no Sesc da 504/505 Sul por músicos como Robert Trent e Giuseppe Zinchiri, sempre em violões solo, flertam com o erudito, mas carimbá-las assim pode soar restritivo. É o que acredita o violonista Fabiano Borges, que faz parte da direção da Bravia e é um dos organizadores do festival. ;Chamar de erudito acaba restringindo o viés do repertório. Preferimos violão de concerto. A obra pode ser até popular, mas é realizada em um recital;, explica ele.

Programe-se

Hoje:
Pedro Rogério Aguiar
Vencedor do festival do ano passado, o brasiliense de 22 anos vem acumulando diversos prêmios no Brasil e no exterior. Seu repertório passa pela música barroca e obras do começo do século 20.

Amanhã:
Robert Trent (EUA)
O americano é um dos destaques do festival. Professor universitário no estado da Virgínia Ocidental, ele é bastante experiente e passeia por peças pré-românticas, utilizando um violão de dez cordas.

Sexta:
Guilherme Vincens
Doutor em performance musical e etnomusicologia pela University of Arizona, atualmente é professor em São João del Rei (MG). Aborda obras pré-românticas, espanholas e brasileiras.

Sábado:
Giuseppe Zinchiri (Itália)
Premiado em concursos de violão em diversos países, é mestre em interpretação musical, na Espanha, e seu concerto trará peças latino-americanas e espanholas.

Domingo:
Quarteto de Cordas da UEPA, Álvaro Henrique e Renato Mendes
O grupo paraense é formado por Feliphe Bruno, Beatriz Mauler, Armando Mendonça e Bernardo Keuffer. Álvaro faz parte da diretoria da Bravio e Mendes foi seu aluno.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação