Diversão e Arte

Espetáculo El rumor del incendio remexe história recente do México

Nahima Maciel
postado em 26/07/2012 09:25

O grupo mexicano Lagartijas tiradas al sol foi buscar na história recente do país o material para montar El rumor del incendio, em cartaz nesta quinta e sexta-feira, às 21h, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). A antropóloga Margarita Urías Hermosillo, ativista empenhada em lutas sociais durante as décadas de 1960 e 1970, serviu de inspiração à companhia. Mãe da atriz Luísa Prado, que integra o Lagartijas ao lado de Francisco Barreiro e Gabino Rodríguez, Margarita foi figura de referência em movimentos revolucionários do México e personagem central de El rumor del incendio.

O trabalho não se resume à encenação. A pesquisa do grupo foi além do material de palco e rendeu também um blog, um documentário e um livro com orientação iconográfica do fotógrafo Juan Leduc. O grupo queria construir um projeto no qual pudesse investigar os movimentos armados revolucionários da década de 1960 no México. Para Gabino Rodriguez, era uma forma de falar da geração de seus próprios pais e de um momento pouco explorado da história do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação