Diversão e Arte

Acervo do polo de cinema é transferido para o arquivo público do DF

postado em 31/07/2012 08:10

Qual seria o local ideal para armazenar e conservar um vasto material audiovisual que conta a história do Distrito Federal há, pelo menos, duas décadas? No Polo de Cinema de Sobradinho, certamente, não. Pois era lá que estavam guardados cerca de 750 títulos de filmes em curta, média e longa-metragens, documentários, entrevistas brutas e gravações de programas de TV nos formatos VHS, DVD, fita magnética e Betacam. Percebendo o risco desta memória se deteriorar, a Secretaria de Cultura do DF solicitou ao Arquivo Público (ArPDF) que tomasse a responsabilidade para si. Entre dezembro e janeiro últimos, os vídeos e filmes foram recolhidos e levados à sede da instituição, onde foram catalogados e agora passam por processo de identificação e devem ser digitalizados.



;A Secretaria de Cultura estava preocupada coma situação do Polo: infiltrações, coisas quebradas; Nos procuraram para que pudéssemos dar um tratamento melhor a este arquivo. Estava, no mínimo, largado; com risco, por exemplo, de tomar chuva. Não havia nem informações sobre o material. Como é que ele foi parar lá?;, questiona o superintendente do Arquivo Público, Gustavo Chauvet. A cineasta Cibele Amaral, atual coordenadora de audiovisual da Subsecretaria de Políticas e Promoções Culturais, que cuida do Polo, atribui a transferência do arquivo à aguardada reestruturação do local. ;O Polo vai ser reformado, mas ainda não temos a data precisa. Estamos retirando de lá não só os filmes, mas todo tipo de material;, esclarece.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação