Diversão e Arte

Com a morte de Gore Vidal, os EUA perdem um dos mais completos escritores

Nahima Maciel
postado em 02/08/2012 08:00
* 3 de outubro de 1925
%2b 31 de julho de 2012

Provocador e versátil, o escritor norte-americano Gore Vidal já havia escrito o próprio nome em uma lápide no cemitério de Rock Creek, em Washington, quando enterrou o companheiro Howard Austen, com quem viveu por 53 anos. Isso em 2003, mas apenas na última terça-feira o escritor se juntou a Austen. Aos 86 anos, Vidal morreu de complicações após uma pneumonia. Estava em casa, em Hollywood Hills (Los Angeles) e desde a perda do companheiro apresentava sinais de deterioração física. Já não andava com facilidade por causa de um problema no joelho, consequência de um ferimento da época em que serviu o Exército, e precisava de cadeira de rodas para se locomover.

Nascido na Academia Militar de West Point, onde o pai, Eugene, era instrutor de voo e técnico de futebol, Eugene Luther Gore Vidal Jr. viveu no meio aristocrático norte-americano, o que foi bastante significativo para sua produção literária. Filho de uma socialite e neto de um senador, viu o pai construir um império da aviação que acabaria por se tornar a companhia TWA. Os pais se separaram quando ele tinha 10 anos e a relação com a mãe sempre foi conflituosa. A observação crítica e impiedosa desse meio aparece na escrita de Vidal, que dividiu a vocação literária com a política.



Confira a lista das obras de Gore Vidal publicadas no Brasil:

Juliano (Rocco)
Duluth (Rocco)
De Fato e de Ficção (Companhia das Letras)
Como Faço o que Faço e Talvez Inclusive o Porque (Companhia das Letras)
Hollywood (Rocco)
Império (Rocco)
Ao Vivo do Calvário (Rocco)
Washington, D.C. (Rocco)
Palimpsesto (Rocco)
1876 (Rocco)
Fundação Smithsonian (Rocco)
Burr (Rocco)
Kalki (Rocco)
Verde Escuro, Vermelho Vivo (Record)
A Era Dourada (Rocco)
Sonhando a Guerra (Nova Fronteira)
Williwaw (Ediouro)
Criação (Nova Fronteira)
Sede do Mal (Jose Olympio)
O Julgamento de Páris (Record)
Um Momento de Louros Verdes (Rocco)
Myron (Rocco)
A Procura do Rei (Rocco)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação