Diversão e Arte

Mostra no Cine Beijoca reúne filmes que tratam do período da ditadura

postado em 13/08/2012 08:00

Diário de uma busca (2011), de Flávia Castro, é um dos filmes do festival

O projeto Cinema pela Verdade chega hoje a Brasília, cidade de encerramento do festival. A iniciativa, fruto do edital Marcas da Memória, lançado pela Comissão de Anistia, serve para exibir documentários que relembram a ditadura militar no Brasil e fomentar o debate sobre um tema tão recente, mas pouco discutido. A mostra percorreu 26 estados. A primeira sessão será hoje, às 14h, no Cine Beijoca, cineclube localizado no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).

O evento começa com a exibição do filme Hércules 56 (2006), de Sílvio Da-Rin, e uma roda de debate com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. Além dele, estará presente o reitor da UnB, José Geraldo, que instaurou, na última sexta-feira, a Comissão de memória e verdade Anísio Teixeira, destinada a esclarecer episódios ocorridos contra estudantes e professores durante a ditadura. Depois da UnB, a mostra vai para o UniCeub em 20, 22 e 24 de agosto. Mais informações pelo telefone 8108-1699.

Programe-se

Hoje, às 14h: exibição de Hércules 56 (2006) e roda de debate com Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia; José Geraldo, reitor da Universidade de Brasília; e Cristiano Paixão, coordenador de relações institucionais da Comissão da Verdade UnB.

Quarta-feira, às 18h: mostra do documentário Barra 68 ; Sem perder a ternura (2001), de Vladimir Carvalho, e debate com o cineasta e José Otávio, coordenador de relações institucionais da Comissão da Verdade UnB.

Quinta-feira, às 18h: apresentação do filme Diário de uma busca (2011), de Flávia Castro, que estará presente na roda de debate com Eric Sales, pesquisador de políticas públicas e memória.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação