Diversão e Arte

Quem viaja pelo mundo tem a chance de experimentar enigmáticos sabores

postado em 01/09/2012 08:00


Uma viagem pode ser planejada levando-se em consideração diferentes quesitos, como o clima, os monumentos naturais, a oferta de atrativos culturais e também a gastronomia. Se você gosta muito de comida e clima quentes, por exemplo, o México, em um primeiro momento, surge como destino ideal para as férias. Mas, mesmo a equação parecendo correta, os argumentos estão errados. A temperatura pode até ser a esperada, mas nem sempre os pratos de lá experimentados aqui são iguais aos oferecidos no local de origem. Por isso, é muito comum se deparar com comidas demasiadamente apimentadas, condimentos estranhos ao paladar e ingredientes nada familiares. Para não ser pego de surpresa, o chef italiano Kumal; detalhou no livro O mundo à mesa ; preceitos, mitos e tabus da gastronomia (Editora Saberes) as principais tradições alimentares mundo afora.

Em visita a Paris com amigos, a fonoaudióloga carioca Carla Oliveira não pensava em outra coisa a não ser em conhecer os museus e monumentos e comer todos os pratos típicos da França. Após um passeio ao Louvre, ela, o noivo e os amigos decidiram jantar em um restaurante próximo ao museu. ;Eu estava com fome e com muita vontade de provar a tão falada sopa de cebola, mas, quando ela chegou, a surpresa não foi nada agradável, estava horrível;, recorda. Segundo ela, mais parecia uma água suja com um pão mole dentro e resquícios de cebola. ;Estava esperando um caldo cremoso, quentinho, mas estava péssimo, sem sabor e com uma aparência feia. O que salvou foi uma casquinha de queijo que veio por cima;, descreve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação