Diversão e Arte

Dona Cecília quer cobrar direitos autorais por restauração desastrosa

Diário de Pernambuco
postado em 18/09/2012 15:58

Primeiro, a espanhola dona Cecília Giménez, 81 anos, ficou de cama, arrasada pelas críticas impiedosas. Depois, começou a defender sua obra, incentivada pelos milhares de fãs que transformaram a desastrosa restauração amadora do quadro Ecce homo - pintura de Jesus Cristo feita por Elias García Martínez no século 19 - em um dos assuntos mais comentados da internet. Agora, dona Cecília quer dinheiro.

De acordo com a rede espanhola TVE, advogados da idosa vão entrar na Justiça para cobrar direitos autorais da imagem. Isso porque a fundação responsável pelo santuário Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, em Zaragoza, na Espanha, está cobrando um euro - o equivalente a R$ 2,60 - dos curiosos que vão ao local para conferir a restauração de dona Cecília.


Há cerca de três semanas, duas restauradoras - desta vez, profissionais - avaliaram os danos à obra e concluiram que dá para o quadro voltar a ser mais ou menos como era antes da intervenção de Cecília. O trabalho para reverter os danos, porém, foram interrompidos por mensagens de apoio nas redes sociais e pelas centenas de visitantes que vão ao santuário só para ver o desenho de Cecília.

A ideia de restaurar a obra partiu da própria idosa, que já tinha mexido em parte da vestimenta da imagem. Em outra entrevista à rede espanhola TVE, a idosa disse que o padre da igreja na qual estava a obra sabia o que ela estava fazendo. O padre, contudo, havia dito que ela tinha mexido no desenho às escondidas. "O padre sabia. Como ia fazer algo sem dizer nada se todo mundo que entrava me via pintando?", disse Cecília, afirmando ainda que o salitre da parede da igreja estava destruindo a pintura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação