Diversão e Arte

Bartolomeu Campos de Queirós conquista Prêmio São Paulo de Literatura

Nahima Maciel
postado em 25/09/2012 13:40
O escritor Bartolomeu Campos de Queirós foi o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance Vermelho amargo. Morto em janeiro último, o autor mineiro era conhecido pelos livros infanto-juvenis. Vermelho amargo é narrado em primeira pessoa e conta a história de um menino que perde a mãe e luta contra a indiferença de uma madrasta.

A homenagem póstuma conferiu o prêmio de Melhor Livro do Ano ao romance de Queirós. Na categoria Autor Estreante, o prêmio foi para Os hungareses, romance de Suzana Montoro. Considerado o maior do país, o Prêmio São Paulo de Literatura distribui R$ 200 mil para cada vencedor. Os dois escritores foram escolhidos em uma lista de 20 finalistas por um júri de cinco pessoas.



A premiação aconteceu na noite de segunda durante cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Nomes como Adriana Lunardi, Michel Laub, Luiz Vilela e Tatiana Salem Levy concoreram à quinta edição do prêmio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação