Diversão e Arte

Maria Rita emociona público brasiliense ao prestar tributo a Elis Regina

Irlam Rocha Lima
postado em 14/10/2012 12:28
O brasiliense viveu no sábado (13/10) uma noite de puro fascínio, em que um dos mais importante capítulos da música brasileira foi recontado. No palco do espaço instalado ao lado do shopping Iguatemi, Maria Rita, com o show Redescobrir, prestou tributo à mãe, Elis Regina, a maior cantora da MPB de todos os tempos. Acompanhada por banda que se deu ao luxo de ter entre os integrantes, o grande guitarrista Davi Moraes, Maria Rita, durante quase duas horas, revisitou parte essencial do legado de Elis, morta há 30 anos.

Grávida de oito meses, usando um vestido longo branco, Maria Rita, bem solta em cena, recriou clássicos como Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), com o qual Elis venceu o Festival da TV Excelsior, em 1965; Como nossos pais (Belchior), Vida de bailarina (Américo Seixas e Dorival Silva), Saudosa maloca (Adoniran Barbosa), O bêbado e a equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), Essa mulher (Joyce e Ana Terra), Me deixas louca (versão de Paulo Coelho para música de Armando Mazanero) e, claro, Águas de março (Tom Jobim).



A cantora se deteve em lembrar fatos que fazem parte da história de vida e de arte da mãe. "Demorei um pouco a descobrir a importância do trabalho dela. Na infância e no começo da adolescência, não gostava do que ela cantava. Mas, depois; Além de a maior cantora da música brasileira, ela teve importante atuação em defesa de sua classe".

Maria Rita deixou claro que para ela era extremamente prazeroso e emocionante estar ali homenageando Elis; e lembrou da relação de amizade da mãe com Rita Lee, de quem cantou Alô, alô, marciano e Doce pimenta. "Desconfio que ela me deu esse nome por causa da Rita". Outra referência afetiva de Elis, a que ela teve com Milton Nascimento, também foi destacada. "Minha mãe dizia que se Deus tivesse voz, seria a do Milton. Ele, até hoje, fala que compôs sempre pensando em Elis". E na sequência, cantou Morro velho, O que foi feito devera e Maria Maria.

De volta ao palco para o bis, aplaudida de pé pelo público, Maria Rita despediu-se com Fascinação (F. Marchetti e Maurice Feraudy, em versão de Armando Louzada), Madalena (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro) e Redescobrir (Gonzaguinha). As mais de 2.500 pessoas presentes voltaram para casa encantadas com o que viram e ouviram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação