Diversão e Arte

UnB retoma projeto de Biblioteca Básica Brasileira que era de Darcy Ribeiro

postado em 30/10/2012 08:17

Quando incluiu a Universidade de Brasília (UnB) no mapa da cidade, o antropólogo, educador e político Darcy Ribeiro concebeu um projeto que pretendia aproximar o país do povo brasileiro, por meio da história e da cultura. Tratava-se do projeto Biblioteca Básica Brasileira (BBB), uma estratégia para reunir um conjunto de livros essenciais à formação nacionalista da população. Diante das limitações impostas pela ditadura, a ideia não vingou. Mas agora, logo após o que seria o 90; aniversário de seu mentor, quando a UnB e o Parque Nacional do Xingu completam 50 anos, a iniciativa é retomada pelo presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro.

;Com a instalação da Fundação dentro do câmpus da UnB, decidimos retomar esse projeto tão importante;, destaca ele. O primeiro passo foi dado na última sexta-feira, ;dia de mim;, como Darcy se referia ao próprio aniversário. Foi relançado, no Rio de Janeiro, o livro América latina: a pátria grande, reunião de ensaios que o antropólogo escreveu entre as décadas de 1970 e 1980, período em que os governos democráticos feneceram em toda a América Latina. Os textos fazem uma análise das políticas internacionais da época e apontam uma visão generosa em relação à participação do Brasil no bloco ; Darcy enxergava uma liderança salutar a ser exercida pelo Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação