Diversão e Arte

Correio tem acesso à carta de Cássia Eller enviada para a namorada

Irlam Rocha Lima
postado em 10/12/2012 08:00

Cássia na piscina da casa de Elisa: época de formação musical ao som de muita MPB, Beatles e jazz

Não são poucos os que viam Cássia Eller como um diamante bruto. Intérprete que encantava a todos com performance arrebatadora, tinha uma voz grave e poderosa, além de um mise-en-sc;ne sempre marcado pela irreverência e pela provocação. Essas eram características facilmente percebidas desde o início da carreira de cantora em Brasília, nos primeiros anos da década de 1980.

[SAIBAMAIS]Cássia, que hoje comemoraria 50 anos, era bem mais, como comprovam as cartas escritas por ela para Elisa Alencar, a primeira namorada brasiliense, entre dezembro de 1983 e fevereiro de 1984. Nas correspondências, com sensibilidade, Cássia revela como era sua relação com a cidade, a família e a música ; ofício que exerceu desde os 17 anos.

O Correio teve acesso a algumas dessas cartas ; enviadas para Elisa no período de férias, entre Salvador e Fortaleza ; e publica trechos, acompanhados de fac-símile, que mostram o universo no qual a artista transitava naquele período. Cássia era filha de um militar e uma enfermeira, e a família morava no Setor Militar Urbano.

A casa dos pais, no entanto, passou a ser apenas uma referência, pois assim que conheceu Elisa (à época servidora pública e ligada à FAO, órgão da ONU) instalou-se na ampla residência da amiga, na QI 3 do Lago Sul, ao lado de outras três pessoas. ;Lá, ela tocava piano, violão, ouvia MPB, rock, blues e jazz, principalmente Beatles, e tomava muito banho de piscina;, recorda-se Elisa, que atualmente trabalha na Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados.


Assista abaixo ao vídeo No Recreio, com Cássia Eller

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação