Diversão e Arte

Mais um prêmio para o filme O som ao redor, desta vez em Istambul

Longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho ganhou troféu no 12º Festival de Cinema Independente do país

Diário de Pernambuco
postado em 25/02/2013 14:47

Bastante premiado, o filme conquistou prêmio em Istambul

O longa-metragem pernambucano O som ao redor, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi eleito o Melhor Filme do 12; Festival Internacional de Cinema Independente de Istambul, na Turquia, na noite deste domingo. É mais um prêmio para a coleção de troféus da película, que custou R$ 1,8 milhão, foi visto por cerca de 80 mil pessoas desde a estreia dia 4 de janeiro deste ano.

Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu dos jurados internacionais Denis Côté (realizador canadense, Curling, Bestiaire), Richard Peña (ex-diretor do Festival de Nova York), Miguel Gomes (realizador português, Nosso querido mês de agosto, Tabu), a atriz turca Meltem Cumbul e a produtora dinamarquesa Marianne Slot Dogville, Nymphomaniac).



[SAIBAMAIS]Kleber Mendonça Filho se envolveu em discussão na semana passada com a Globo Filmes, depois de afirmar, numa entrevista que a empresa faz mal à ideia de cultura no Brasil e atrofia o conceito de diversidade no cinema brasileiro. A crítica era uma resposta à ironia de Cadu Rodrigues, diretor-executivo da distribuidora, que desafiou o diretor pernambucano a alcançar 200 mil espectadores em um fim de semana com filme apoiado pela Globo Filmes.

O som ao redor já conquistou prêmios nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro), Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor), Roterdã (Prêmio da crítica FIPRESCI), Polônia (FIPRESCI), Copenhague (Melhor Filme CPH Pix), e Sérvia (Melhor Filme), além de melhor filme latino-americano pelo júri da terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, entregue na sede do diário The New York Times, Melhor Filme na 36; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Prêmio Itamaraty) e no 8; Panorama Coisa de Cinema de Salvador, na Bahia.

O primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho já percorreu mais de 30 festivais e cerca de 15 países, sendo exibido em festivais como Locarno (Suíça), Sydney (Austrália), Viennale (Áustria), BFI London Film Festival (Inglaterra) e Vancouver (Canadá).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação