Diversão e Arte

Local do show de Elton John, no SCES em Brasília, ainda está inacabado

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) exige da produção do evento, marcado para esta sexta (8/3), o cumprimento de série de normas para garantir a segurança dos seis mil pagantes

Adriana Izel
postado em 05/03/2013 06:00
Três máquinas e dezenas de operários trabalham para deixar tudo pronto até a sexta-feira, no Centro Internacional de Convenções, no Setor de Clubes Esportivos Sul
Marcada para sexta-feira (8/3), a apresentação única do cantor inglês Elton John em Brasília vai estrear o Centro Internacional de Convenções, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES). Enquanto os fãs aguardam ansiosos pelo show, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) exige da produção do evento e dos órgãos públicos o cumprimento de uma série de normas para garantir a segurança dos seis mil pagantes.

O espaço está em construção e ainda não tem o habite-se. O público da atração internacional ainda terá de enfrentar possíveis engarrafamentos, já que os motoristas só têm como único acesso uma via de mão dupla.

O Correio esteve no canteiro de obras. Três máquinas e dezenas de operários trabalham para deixar tudo pronto até a sexta-feira. Apesar de ter muita coisa por terminar, a produção garante que a área destinada aos espectadores está praticamente concluída. Porém, a equipe de reportagem não teve permissão para visitar o interior do Centro. Segundo os organizadores, três mil pessoas ficarão sentadas e o restante, em pé. O evento está marcado para as 21h30 e os ingressos têm preços entre R$ 300 e R$ 700 (valores de meia-entrada).

Na tarde desta segunda-feira (4/3), dois militares do Corpo de Bombeiros visitaram o local e deram orientações de como deve ser montada a estrutura. O sargento Mário Coelho, da Divisão de Vistorias da corporação, esclareceu que a inspeção oficial será realizada na quinta-feira (7). Para o titular da Promotoria de Justiça de Defesa Urbanística (Prourb), Paulo Leite Farias, é preciso saber em quais condições a Administração Regional de Brasília fará a liberação do alvará eventual, que permite a realização do evento. "É estranho eles conseguirem o alvará de funcionamento com a obra inacabada", suspeita o promotor.

Paulo Farias ainda reforça a necessidade de um estudo detalhado sobre o impacto de trânsito na região e destaca que o Departamento de Trânsito (Detran) não foi consultado pelos produtores. "Temos verificado questões no aspecto de eventos que ocorrem com alvarás precários, sem que haja consulta ao Detran sobre o impacto ao trânsito. O local fica em uma rua estreita. Para se chegar, há somente duas possibilidades: pela Ponte JK ou pelo Pier 21, duas regiões já bastante congestionadas", alerta.

Autorização
O diretor de fiscalização da Agefis, José Aírton Lira, informou que a obra tem projeto aprovado e alvará de construção. No entanto, destacou que apenas a Administração Regional pode autorizar o evento. "A Agefis está acompanhando de perto a obra, mas não podemos nos manifestar se é possível fazer ou não um show", ponderou José Aírton.

A reportagem do jornal pediu esclarecimentos por telefone e por e-mail à Administração Regional de Brasília, mas até a publicação deste texto, não houve retorno. Por meio de nota, a produção do show de Elton John informou que está adotando "todas as medidas necessárias para garantir a realização do evento". Segundo o texto, há tempo hábil para deixar tudo pronto até sexta-feira. "O local encontra-se em fase final de obras, com as etapas de acabamento e paisagismo. As montagens do palco e da estrutura para receber o cantor também já foram iniciadas, havendo tempo suficiente para que tudo esteja pronto para o grande show", diz a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação