Diversão e Arte

Obra do carioca Ernesto Nazareth tomou fôlego durante todo o século 20

As peças do músico são executadas constantemente em concertos de música erudita

postado em 20/03/2013 08:46

Cabeçalho da primeira composição de Nazareth, impressa em 1878

A obra de Ernesto Nazareth tomou fôlego durante todo o século 20 para chegar em forma aos dias de hoje. O instrumentista, ao mesmo tempo em que tem suas peças executadas constantemente em concertos de música erudita, é uma das maiores referências brasileiras na música popular. Contudo, o violonista gaúcho Yamandu Costa acredita que Nazareth não tem o reconhecimento que merece. ;Acho que ele ainda é pouco tocado, ou tocado de maneira equivocada;, opina.

[SAIBAMAIS]Para Yamandu, um dos vários admiradores ilustres de Nazareth, foi o carioca, ;um precursor dessa história toda;, quem levou o piano para a rua. ;Brejeiro, clássico dele (gravado pelo gaúcho em 2001), me ajudou a ganhar prêmio. Cresci ouvindo a obra dele;, conta. ;Ele mistura o suingue negro com a música clássica europeia, e daí sai o choro, essa linguagem que caracteriza o nosso povo;, observa.

As peças do músico são executadas constantemente em concertos de música erudita

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação