Diversão e Arte

Encontro debate a transição do jornalismo para a literatura

Jornalistas e escritores Miriam Leitão e Sérgio Abranches debateram o processo no Teatro da Caixa

postado em 02/04/2013 23:31
Miriam Leitão, Carlos Alexandre e Sérgio Abranches

Utilizar os anos de experiência acumulados com as constantes construções de textos, utilizados sempre com a intenção de narrar notícias para os expectadores/leitores, mas dessa vez para produzir obras literárias que se desprendem do compromisso com a veracidade dos fatos e mergulham no mundo da ficção. Foi com a intenção de contar como se dá a transição entre o jornalismo e a literatura, que o projeto Sempre um papo reuniu os jornalistas e escritores Miriam Leitão e Sérgio Abranches para um debate na Caixa Cultural Brasília, no Teatro da Caixa.

No evento, que contou com a mediação do jornalista Carlos Alexandre Silva de Souza, diretor executivo do Correio Braziliense, também foi lançado o livro O pelo negro do medo (Ed. Record), primeiro romance de Abranches. A obra conta a história de um casal que revive seus medos e paixões em um fim de semana na Paraty dos anos 1980.

Em entrevista ao Correio, Miriam Leitão, autora de Saga brasileira (Record), afirmou que vê nos dois terrenos da escrita mais similaridades que conflitos. ;De vez em quando, como repórter, e eu faço jornalismo há 40 anos, há momentos em que você olha para a situação e diz ;isso é pura literatura;;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação