Diversão e Arte

Bloomsday, o feriado da ficção

Domingo é dia de homenagear James Joyce, com atividades que remetem a Ulysses, clássico do romance experimental

postado em 15/06/2013 09:51

Estátua de James Joyce em Dublin, na IrlandaUm feriado em homenagem a uma figura da literatura não é algo corriqueiro, na verdade só existe um. Todos os anos, em 16 de junho, a Irlanda para e celebra Leopold Bloom, personagem de Ulysses, a ficção escrita por James Joyce, que marcou a história da literatura. O Bloomsday (em português significaria dia de Bloom), como é chamada a data, ultrapassou as fronteiras e é festejado no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Neste ano, Brasília acolhe duas celebrações. Uma é organizada pela Universidade de Brasília (UnB), a outra pela Livraria e Café Sebinho.

Feriado na Irlanda, o Bloomsday é evocado no país por eventos oficiais e não oficiais. Também é celebrado todos os anos em diversos países. Nas comemorações, os participantes relembram os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulysses. A obra de James Joyce relata a odisseia cotidiana do personagem Leopold Bloom durante 16 horas de 16 de junho de 1904. Joyce escolheu o 16 de junho, pois foi nesta data que ele e a futura esposa, Nora Barnacle, tiveram o primeiro contato sexual. A segunda secretária da Embaixada da Irlanda no Brasil, Sharon Lennon, explica que o Bloomsday existe em decorrência da paixão e do entusiasmo do povo Irlandês pelas obras de James Joyce e, especialmente, por causa de Ulysses. ;Bloomsday nos dá a oportunidade de reencenar a vida de Leopold Bloom e os tempos em que viveu. As pessoas se vestem em trajes históricos, bebem burgundy, comem juntas comidas irlandesas fritas no café da manhã (como no capítulo 4 de Ulysses) e participam de leituras. Literatura é algo importante na Irlanda até hoje, e o Bloomsday é um exemplo perfeito de literatura viva, reverenciada em todo o país no dia 16 de junho,; afirma a diplomata.

O Bloomsday já começou como um evento internacional. Quando escreveu Ulysses, James Joyce morava em Paris. O livro foi publicado na capital francesa em 1922. A comemoração mundial chegou ao Brasil em meados dos anos 1980. Idealizador do Bloomsday em Brasília, o professor de teoria literária da UnB Piero Eyben conta que o evento chegou à capital federal em 2007. ;Toda a grande capital tem um Bloomsday, no Brasil é muito tradicional o Bloomsday de São Paulo. Em 2006, fomos a São Paulo ver como era organizado o evento antes de trazer para Brasília,; afirma o professor.

Domingo é dia de homenagear James Joyce, com atividades que remetem a Ulysses, clássico do romance experimental

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação