Diversão e Arte

Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe novo projeto de reforma

A Secretaria de Cultura garante que a reforma será estrutural e transformará o MAB em um museu minimamente decente

Nahima Maciel
postado em 11/07/2013 08:04

A licitação para o início das obras deve ocorrer em setembro

Fechado desde 2007 por determinação do Ministério Público e alvo de sucessivas tentativas de reforma inócuas ao longo dos últimos 30 anos, o Museu de Arte de Brasília (MAB) está novamente na mira do Governo do Distrito Federal (GDF). Um projeto de reforma tocado pela Secretaria de Cultura pretende revitalizar o prédio localizado à beira do Lago Paranoá no Setor de Hotéis e Turismo Norte. São 4.800m; de área construída, cuja nova configuração está sendo preparada por uma comissão de cinco especialistas. Um engenheiro e um arquiteto cedidos pela Casa Civil da Presidência da República são responsáveis pelo planejamento que servirá de base para o projeto executivo da obra.



Atualmente, o acervo de 1.300 peças do MAB está guardado na reserva técnica do Museu Nacional da República. Antes de encontrar espaço adequado, climatizado e monitorado, as obras sofreram com um show de horrores. Durante um tempo, chegaram a ficar guardadas na Galeria Athos Bulcão, hoje uma sala desativada no anexo da secretaria de Cultura. Quando ainda estavam no MAB, antes do fechamento, padeciam em uma reserva técnica inadequada. Goteiras, umidade e excesso de exposição às intempéries destruíram algumas obras, que precisaram ser restauradas. Um quadro de Tomie Ohtake apareceu rasgado, e uma série de fotografias de Claudia Andujar colaram umas nas outras.

A Secretaria de Cultura garante que a reforma será estrutural e transformará o MAB em um museu minimamente decente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação