Diversão e Arte

Arte multimídia mostra trajetória de Roger Waters, que completa 70 anos

Considerado um gênio do rock progressivo, principal estrela do Pink Floyd continua atualíssimo

postado em 04/09/2013 08:00
Considerado um gênio do rock progressivo, principal estrela do Pink Floyd continua atualíssimo[VIDEO1]

George Roger Waters nasceu dia 6 de setembro de 1943 em Great Bookham, no sudeste da Inglaterra. Ninguém, neste pequeno vilarejo, imaginaria que aquele menino logo se tornaria ilustre, um dos grandes nomes da história da música. ;Ele definiu o rock progressivo, influenciou outras bandas como o próprio Yes, o Marillion, o Genesis. Mas foi além, seu ativismo político e discos concentuais no Pink Floyd são uma eterna inspiração para qualquer músico;, relata Beto Peres, que é guitarrista da banda brasiliense cover Road 69 (e apresenta as músicas do grupo há 16 anos).

Na fase inicial do grupo, todos ficaram um pouco à sombra de Syd Barrett, que criava as músicas, cantava e tocava guitarra no período que foi compreendido como o mais psicodélico do Pink Floyd. Com a saída do líder em 1968, Roger Waters tomou as rédeas naturalmente, escrevendo as próprias canções nas páginas da história, composta de capítulos marcantes, começando por The dark side of the moon (1973). Daí em diante, trilhou o caminho do êxito mundial.



;O Pink Floyd se tornou não só a banda mais popular do rock progressivo, mas um gigante conhecido entre todos os tipos de público, atingindo audiência imensurável, quebrando recordes de vendas de discos, migrando para o cinema com relativo sucesso e marcando sua influência de maneira profunda na cultura pop;, afirma Maurício Angelo, jornalista e crítico musical.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação