Diversão e Arte

Sétima arte perde musa platinada de Hitchcock e ícone da Era de Ouro

No último fim de semana, os astros Peter O'Toole e Joan Fontaine deixaram vasto legado para os cinéfilos

postado em 17/12/2013 08:25
Joan ficou conhecida pela atuação em Suspeita, Rebecca e The constant nymph
O fim de semana não foi dos melhores para a sétima arte. O domingo (15/12) ficou marcado pela morte da atriz Joan Fontaine ; conhecida, primordialmente, pelo filme Suspeita (1942) ;, que faleceu enquanto dormia em casa, nas proximidades de São Francisco, nos Estados Unidos. A imprensa americana soube do episódio por conta de Noel Beutel, amigo pessoal. Segundo ele, em entrevista à Reuters, a saúde da artista, de 96 anos, vinha declinando. ;Ela era uma mulher incrível, tinha um coração enorme e fará falta;, comentou.

Os cinéfilos ainda se recuperavam da morte de Peter O;Toole, no sábado (14), quando foram surpreendidos pela notícia sobre Joan. Os dois compartilhavam algumas afinidades. Além da nacionalidade inglesa (Joan era americana e britânica, tendo nascido no Japão), os dois carregaram uma relação atípica com o principal prêmio da indústria, o Oscar.



O;Toole morreu como o artista mais preterido da Academia. Embora tenha sido indicado oito vezes ao prêmio, (a primeira indicação por conta do clássico Lawrence da Arábia, em 1962), nunca ganhou. Em 2003, levou uma estatueta honorária pelo conjunto da obra. Joan, por sua vez, foi indicada três vezes e venceu por Suspeita. Trata-se do único Oscar por atuação vinculado a uma produção do diretor Alfred Hithcock.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação