Diversão e Arte

Pesquisadores recriam instrumentos e canções executadas na Grécia Antiga

O pesquisador Conrad Steinman reproduz instrumento e reconstrói acordes e melodias executadas pelos antigos gregos

postado em 31/12/2013 06:03

Conrad Steinman tocando aulos, espécie de flauta dupla que ele recriou após pesquisas sobre instrumentos da Grécia Antiga

No Teatro de Epidauro, na Grécia, do palco ainda ecoa música para as arquibancadas, construídas na Grécia Antiga e incrivelmente bem conservadas. Se os arquitetos eram mestres, os músicos da antiguidade helênica sabiam muito bem aproveitar cada centímetro dos santuários dedicados ao entretenimento. A música era, naquele período, elemento fundamental em cerimônias, competições, teatro, recitais de poesia e canto e em encontros sociais.

Dada tal importância histórica e cultural, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, têm se empenhado em reconstituir acordes e melodias executadas pelos antigos gregos e, na Suécia, o pesquisador Conrad Steinman reproduz instrumento e ;re-imagina; canções. Steinman é responsável pelo desenvolvimento de um conceito de arqueologia musical, por estudos para a reconstrução de instrumentos e adaptação da arte helênica ao público moderno.



O aulos, uma espécie de flauta dupla, é manipulado pelo músico sueco com precisão, como se fossem velhos conhecidos. Ele recriou o instrumento com base em estudos que casam a teoria e a prática do fazer musical, tal qual era executado pelos helênicos, ou uma aproximação imaginada daquilo que poderia ser a música da Grécia Antiga.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação