Diversão e Arte

Desidratar ingredientes é técnica cada vez mais usada na cozinha

Feito em frutas, carnes e verduras, o procedimento dá sabor especial à receita e ajuda na ornamentação

postado em 01/02/2014 08:00
Cogumelos podem ser desidratados e receber parte do líquido perdida. No Bottarga, a combinação de técnicas é usada na preparação de risotosUsada inicialmente para conservar alimentos, a desidratação foi promovida na cozinha. Hoje, acrescenta sabor e textura a diversas receitas. Geralmente feita com frutas, a técnica de retirar líquidos de ingredientes também pode ser aplicada em carnes, peixes, verduras e até castanhas. Versatilidade é a palavra-chave do recurso, que pode compor saladas, risotos, sobremesas e até a alimentação de astronautas no espaço.



[VIDEO1]
Originalmente, o método consistia em cortar frutas, carnes e vegetais e deixá-los secando ao sol. ;A finalidade era armazenar ingredientes por mais tempo, reduzindo a quantidade de água, já que, com o líquido, pode ocorrer maior proliferação de bactérias;, explica Guilherme Caçador, professor de gastronomia do Iesb. Aparelhos foram incorporados ao processo. Mas, hoje, ele é muito feito por pessoas que buscam a desidratação artesanal. A grande desvantagem, porém, está na demora do processo. ;Precisa deixar os ingredientes expostos por mais de um dia para completá-lo;, explica Caçador.

[VIDEO2]
Em restaurantes ou em salas de aulas equipadas com fornos adequados ou desidratadores, o processo leva cerca de uma hora e meia, mas, em casa, seria necessário esperar pelo menos seis horas para ter um bom resultado. ;Em fornos profissionais, dá para fazer em pouco tempo porque tem o auxílio da ventilação, que ajuda a tirar todo o vapor e a umidade;, compara o professor de gastronomia. A temperatura indicada para o procedimento é baixa: entre 40;C e 60;C.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação