Diversão e Arte

Romance desconhecido de Charlie Chaplin será publicado

"Footlights", que será lançado em Londes nesta terça-feira (4/2), foi escrito por Chaplin em 1948, e depois, adaptado para seu filme "Luzes da Ribalta"

Agência France-Presse
postado em 04/02/2014 16:24
Roma - Um romance de Charlie Chaplin até hoje desconhecido - o único livro que o ator escreveu - será publicado pela primeira vez.

"Footlights", que será lançado em Londes nesta terça-feira (4/2), foi escrito por Chaplin em 1948, e depois, adaptado para seu filme "Luzes da Ribalta" ("Limelight" de 1952), sobre a relação entre um palhaço decadente e uma dançarina que pretendia cometer suicídio.

O livro será publicado na Inglaterra pela Cineteca di Bologna, um instituto de restauração italiano que está recuperando rascunhos encontrados no arquivo do comediante, em parceria com o seu biógrafo, David Robinson.

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londes, em 1889, em uma família pobre. Seus pais tiravam o sustento da família fazendo apresentações musicais. Na adolescência, ele seguiu essa carreira, até se tornar depois um ator em um grupo de teatro.

Na sua primeira aparição na tela grande, no filme "Carlitos Repórter" ("Making a Living", de 1914), Chaplin já tinha o visual que o tornaria famoso no mundo inteiro.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Segundo Robinson, a relação entre o palhaço e a dançarina em "Footlights" foi inspirada por seu encontro com a lendária dançarina russa Vaslav Nijinsky, em 1916. O Cinetaca classifica a escrita de Chaplin como "vívida, peculiar", que, "sem alteração de editores, transita livremente entre o coloquial e uma descrição típica de Charles Dickens".

"Ele olhou para seus primeiros anos profissionais em Londres, em um período em que ele se livrou das limitações da infância para descobrir, aos poucos, seu talento único como humorista e comunicador", informou o instituto em uma declaração.

"Mas essa introspecção também está relacionada com uma criança que teve pouca educação, quase sem formação cultural, e que foi lançada em um mundo de sucesso", continua o texto, lembrando que o desespero do palhaço ao perder sua fama reflete os próprios sentimentos de Chaplin quando sua popularidade começou a cair. O livro é ilustrado com documentos e fotos inéditas tiradas do arquivo de Chaplin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação