Diversão e Arte

Mamoru Samuragochi confessa que não era o compositor de suas músicas

O famoso compositor japonês confessou que contratou uma pessoa para escrever as composições

Diário de Pernambuco
postado em 05/02/2014 15:21
Mamoru Samuragoch pediu desculpas depois de ficar surdo aos 35 anos
O compositor de música clássica japonês Mamoru Samuragochi, surdo desde os 35 anos, pediu desculpas nesta quarta-feira (5/2) ao confessar que não era o autor das obras que o tornaram famoso.

Samuragochi, chamado de "Beethoven japonês", confessou por meio de seu advogado que contratou uma pessoa para escrever suas principais composições.

"Comecei a utilizar alguém para que compusesse por mim em 1996, quando me pediram a trilha sonora de um filme pela primeira vez. Esta pessoa me ajudou em mais da metade da trilha original", revelou o músico, que ainda não sofria de surdez total na época, mas tinha um quadro em constante agravamento.

Apesar de ter ficado completamente surdo aos 35 anos, Samuragochi continuou com a composição de obras, especialmente a "Sinfonia N;1, Hiroshima", uma homenagem às vítimas da bomba nuclear que devastou a cidade do oeste do Japão em 1945.

Em um documentário exibido em março de 2013 pelo canal público NHK, com o título "Melodia da Alma", Samuragochi aparece durante a composição de um réquiem para uma menina que perdeu a mãe na catástrofe do terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

Nesta quarta-feira, um apresentador da emissora pública pediu desculpas ao público em nome da NHK por "não ter descoberto, apesar das verificações, que não era o autor de suas obras".

A gravadora de Samuragochi, Nippon Columbia, também expressou "estupefação e revolta" com o caso. O representante japonês da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Sochi, Daisuke Takahashi, pretendia participar na competição ao som de uma obra do "Beethoven japonês".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação