Diversão e Arte

Baiano Pablo promete ser um dos destaques do carnaval com o ritmo arrocha

Com 13 anos de carreira, Pablo é atualmente um dos grandes fenômenos da música da Bahia

Adriana Izel, Irlam Rocha Lima
postado em 15/02/2014 08:00

Pablo é natural de Candeias, cidade no Recôncavo Baiano e berço do arrocha A Bahia, que deu ao mundo Dorival Caymmi e João Gilberto, também gerou Caetano Veloso e Gilberto Gil. É a mesma terra em que floresceram Daniela Mercury, Ivete Sangalo, a axé music e vários outros modismos da chamada música ;pra pular; brasileira. Agora, é a vez do arrocha, que surgiu no Recôncavo Baiano, ganhou o Nordeste, o Norte e, aos poucos, invade o restante do país.

Natural de Candeias (BA), tida como a terra natal do gênero, o cantor Pablo é um dos responsáveis pela disseminação do estilo. O artista alcançou a fama nacionalmente ao lançar, ano passado, o DVD A voz romântica. O sucesso aumentou depois que o sertanejo Gusttavo Lima gravou uma versão de um dos maiores hits do baiano, Fui fiel, famosa pelo refrão: ;Hoje eu acordei, me veio a falta de você/ Saudade de você, saudade de você/Lembrei que me acordava de manhã só para dizer/Bom dia, meu bebê/ Te amo, meu bebê.; Ivete, Cláudia Leitte e Gaby Amarantos também aderiram à moda.

Com 13 anos de carreira, Pablo é atualmente um dos grandes fenômenos da música baiana, com grandes chances de consagrar-se ainda mais no carnaval. Ele é considerado o rei do arrocha, ritmo que diz ter começado a cantar acidentalmente, ainda quando fazia parte do grupo Asas Livres. Ao convidar o público para curtir o romantismo das canções, inspiradas nos trabalhos de nomes como Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo, ele sempre emendava um ;arrocha;. Resultado: o bordão alavancou a nova vertente.

Desde então, houve aumento expressivo nos shows e presença em eventos importantes, como o revéillon de Salvador, que teve Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, e também o Festival de Verão da capital baiana. ;Tenho me apresentado bastante em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 20 de fevereiro, finalmente farei meu primeiro show em Brasília e estou na maior expectativa para chegar à capital;, festeja.

[VIDEO1]

Agenda cheia e superprodução
De origem humilde, e hoje com a carreira em ascensão, Pablo dispõe de uma megaestrutura que inclui duas carretas, dois ônibus e vans para o deslocamento entre Salvador e outras cidades. ;Nos shows, utilizamos cenário, painel de LED e iluminação moderna;, conta o artista, que costuma viajar com equipe de 50 pessoas. Nada mal para quem, em outros tempos, precisou vender picolé, frutas e legumes para sobreviver.

Isso foi quando deixou a casa dos pais, depois que a família se mudou para Lagarto (SE). A situação melhorou sensivelmente depois de ele assumir o vocal do Asas Livres. Em seguida, foi convidado para ser sócio de um projeto chamado Grupo Arrocha. Em 2010, com bagagem de 10 anos de carreira, o cantor iniciou a trajetória solo e lançou dois discos de produção independente.

A agenda de Pablo para o carnaval baiano está repleta. ;Sábado, vou comandar o trio do Alô Inter, no Circuito Barra-Ondina; no domingo, faço show no Camarote Harém 2014, na Barra Avenida; na segunda, saio com o Traz a Massa, sem cordas, entre o Campo Grande e a Praça da Sé; e, na terça, estarei no carnaval de Barreiras, no oeste da Bahia;, adianta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação