Diversão e Arte

Atraso da digitalização pode ser obstáculo na estreia dos filmes

A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) antecipou a data de exibição para o público a partir das quintas-feiras; saiba mais

postado em 25/02/2014 08:26

Flagrante do público no Cine Brasília: agora, os filmes novos serão exibidos às quintas-feiras

Uma medida anunciada na última sexta-feira deixou os cinéfilos e a classe cinematográfica surpresos. A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) anunciou a mudança das estreias de cinema no Brasil. A partir de 13 de março, os filmes inéditos estarão disponíveis para o público a partir das quintas-feiras e não às sextas-feiras como acontecia há anos. Segundo Paulo Sérgio Almeida, cineasta e diretor do site voltado para o mercado cinematográfico, Filme B, são várias razões para a mudança. ;Percebemos que o fim de semana tem sido pequeno para atender a grande quantidade de público que comparece ao cinema, o que dificulta a operação de atendimento. Portanto, é um bom momento para ampliarmos o fim de semana, fortalecendo a quinta-feira com lançamentos inéditos no circuito;, explicou.

Segundo Almeida, o único empecilho para a adoção da nova medida é decorrente do atraso da digitalização do circuito exibidor. ;O mercado está no meio do caminho entre o digital e a película. O ideal seria que todo o circuito estivesse digitalizado. Assim, a operação seria mais fácil. Mas muito do circuito ainda depende da cópia 35mm;, comentou. A notícia ainda não havia sido apresentada à gerente do Cine Cultura Liberty Mall, Anna Karina Carvalho, até sexta-feira passada. Mesmo sem ter recebido um comunicado oficial das distribuidoras, Anna Karina entende que se os distribuidores passarem a adotar a nova regra, a casa, formada por quatro salas de projeção, terá de se adaptar. "Isso vai depender dos fornecedores. Nós seguimos as normas impostas pelas distribuidoras. Se as estreias migrarem das sextas-feiras para as quintas-feiras, nós mudaremos também. Eu já adianto que aguardarei a medida tomada", esclarece.



Anna Karina prevê que as ações não serão muito diferentes do que vinha sendo feito em casos especiais, com lançamento de filmes muito aguardados. ;A possibilidade de assistir a estreias no circuito a partir de quinta-feira já vinha acontecendo com títulos muito esperados pelo público. Vários filmes tiveram suas estreias adiantadas para quinta-feira ou para a véspera de um grande feriado como carnaval e réveillon. A mudança maior será para quem divulga, a imprensa especializada, que precisará adiantar as críticas, cotações e destaques para as estreias. Para o exibidor, a mudança é simples", acredita. O medo é de que a medida possa atrapalhar o lançamento de filmes de baixo orçamento, justamente os que precisam da divulgação feitas em matérias, e críticas de jornais podem ser dificultadas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação