Diversão e Arte

Cantoras abusam da sensualidade para se destacar no mercado musical

Kylie Minogue e Shakira lançam novos trabalhos e voltam ao time de artistas mais calientes e "sem-vergonhas"

Diário de Pernambuco
postado em 12/03/2014 09:59
O novo trabalho da cantora Kylie Minogue é marcado por versos apimentados
Dias antes de lançar o novo álbum, Kylie Minogue disponibilizou a audição gratuita de Kiss me once. E o CD, cercado de versos apimentados, seguiu uma estética recorrente, mesmo que sutilmente, no trabalho da diva australiana. Desta vez, no entanto, Le sex e Sexercize avisam ainda no título que, sim, vamos falar sobre sexo. Há quem diga que o escancaramento está relacionado à ida de Kylie para a Roc Nation, gravadora do rapper Jay-Z. A entrada no mercado dos EUA, ;mais sexual;, ampliou os horizontes.

Shakira bebeu na mesma fonte e, apoiada na Roc, lança o álbum homônimo no dia 25. As promessas são de canções bem quentes, a julgar por Empire, segundo single, em que a colombiana declara que o parceiro é sua ;chama todas as noites;. E que, quando ele a toca, ela fica ;tipo ooo ooo (gemidos);. No clipe de Can;t remember to forget you, gravado em parceria com Rihanna, as divas trocam carinhos deitadas em uma cama. Soa lésbico.

Beyoncé e Jay-Z repetiram a atuação sensual em Drunk in love, uma das faixas mais quentes do quinto álbum, homônimo, marcado por tensão sexual. Nela, o casal discorre sobre o pega-pega entre os dois. Antes, em Grown woman, ela canta que é ;uma mulher crescida e posso fazer o que eu bem quiser;, para, em Blow, expressar, sem vergonha, sobre os prazeres do sexo oral. ;Ela nunca tinha sido tão explícita. É uma mudança;, observou Thiago Soares, professor de comunicação da UFPE e pesquisador de cultura pop.



[SAIBAMAIS]Para o estudioso, o discurso sexual dessas cantoras tem a ver com ;a lógica sexual das relações sociais;, sobretudo no público gay, consumidor de estética das divas. ;Ouvimos esse tipo de música em boates, lugares de flerte. Elas embalam a pegação. Então, é natural que se linke música a sexo;, pontua. Por esses olhos, a mudança de postura de Miley Cyrus, a neodiva do pop, soa matemática. Dona da língua mais famosa do mundo, a ex-Hanna Montana abandonou a inocência dos tempos para colecionar polêmicas.

No clipe Wrecking ball, ela aparece nua. Em Adore you, simula uma masturbação. Rihanna foi pelo mesmo caminho e ganhou as manchetes dos portais online com o vídeo Pour it up, em que aparece extremamente provocante, simulando uma relação sexual. ;É um discurso sexual muito forte. Não dá para saber se a mudança de postura é algo essencialmente pessoal da artista. Mas o mercado consumidor musical está mais sexual;, acredita Thiago.

Sexappeal

Rocket - Beyoncé

A introdução da balada R já pede ;Let me sit my ass on you; (;deixe-me sentar minha bunda em você;). No ritmo suave da canção, Beyoncé passeia as mãos pelo corpo e solta: ;você pode sentir meu rio correndo;.

We can;t stop - Miley Cyrus

Como fez no polêmico Adore you, ela se insinua em uma cama, simulando posições sexuais. Já em uma piscina, beija de língua uma boneca vestindo uma lingerie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação