Diversão e Arte

Célia Porto faz show no Clube do Choro para celebrar os 20 anos de carreira

No show, a cantora faz uma retrospectiva do seu trabalho acompanhada do maestro Rênio Quintas

Irlam Rocha Lima
postado em 29/03/2014 17:24
Célia Porto: a amizade com Renato Russo a fez produzir um CD inteiro em homenagem ao líder da Legião

Nem Cássia Eller, nem Zélia Duncan, que gravaram clássicos da obra de Renato Russo, estiveram tão próximas dele quanto Célia Porto. A cantora brasiliense fez um disco totalmente dedicado ao trabalho do compositor e band leader da Legião Urbana, que a recebeu em seu apartamento de Ipanema, no Rio de Janeiro, durante o processo de produção do álbum, e lhe sugeriu incluir no repertório três canções: Os anjos, 29 e Esperando por mim.

A aproximação entre os dois deve ser creditada à amizade de Renato com o maestro e pianista Rênio Quintas, surgida à época do Aborto Elétrico, gênese do rock de Brasília. Como a banda de punk rock não tinha local para fazer seus ensaios, Rênio, proprietário do Cafofo, cedeu o subsolo do bar ; que existiu na comercial da 407 Norte ; para essa finalidade. A partir dali, o autor de Que país é este? Tornou-se grato ao instrumentista com forte atuação no segmento da MPB e do jazz.

Célia, que faz show comemorativo dos 20 anos de carreira hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, lembra ter conhecido Renato no Bom Demais, mix de bar e restaurante da 706 Norte, que, na segunda metade da década de 1980, transformou-se no mais concorrido espaço alternativo da cidade, ponto de encontro de músicos e artistas em geral. ;Fui fazer um show ali e, meio escondido num canto, ele me ouviu cantar Boomerang blues. Ao final conversamos um pouco;, recorda-se.

Quando resolveu gravar seu primeiro disco, em 1994, Célia incluiu Boomerang no repertório. Aí procurou o compositor no Rio, para pedir a autorização. ;Mostrei a gravação a ele, que fez alguns comentários, principalmente em relação à troca de estrofes que Rênio havia feito. O CD, lançado no ano seguinte, me levou a ser indicada ao Prêmio Sharp, como revelação. Na mesma edição do evento, Renato concorreu com o álbum Stonewall Revolution, na categoria disco estrangeiro. Sentamos juntos no Theatro Municipal, durante a cerimônia;, conta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação