Diversão e Arte

Ilustradores brasileiros buscam apoio em páginas de financiamento coletivo

Entre 2011 e 2014, as histórias em quadrinhos movimentaram R$ 1,16 milhão em uma das páginas do setor

postado em 09/04/2014 09:00
O Recruta Zero ganhou novos traços no projeto Ícones dos QuadrinhosMuito se passa além dos traços impressos em uma publicação de papel. Independentemente de segmentos, obras artísticas demandam exigências muitas vezes ignoradas pelo espectador. Um dos principais entraves costuma ser a obtenção de recursos. No contraponto desse problema, páginas na internet reúnem voluntários e promovem o crowdfunding ou, simplesmente, financiamento coletivo.

No coração do democrático crowdfunding, há espaço para qualquer forma de manifestação cultural. Sob aba deste extenso leque de opções, os ilustradores e quadrinistas formam um dos principais nichos de adeptos do sistema de financiamento coletivo. Segundo levantamento do Catarse.me, uma das páginas mais acessadas do setor, as histórias em quadrinhos movimentaram R$ 1,16 milhão no portal, entre 2011 e 2014, o que as coloca em terceiro lugar no ranking de arrecadações.



Segundo o coordenador de Comunicação do Catarse, Felipe Caruso, uma série de fatores poderia explicar o envolvimento dos quadrinistas com o apoio de voluntários. ;O principal ponto é a existência desta comunidade articulada e que produz e consome quadrinhos, antes mesmo do Catarse existir. Mesmo não sendo a primeira em número de projetos, podemos dizer que a categoria é a mais avançada no uso do financiamento coletivo;, aponta. A página trabalha com quase 30 segmentos artísticos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação