Diversão e Arte

Cineasta Sylvio Back reúne poesias eróticas no livro Quermesse

A obra reúne os textos "O caderno erótico de Sylvio Back", "A vinha do desejo", "boudoir" e "As mulheres gozam pelo ouvido"

postado em 09/04/2014 09:12
Back:
Para melhor expressar o gosto por poesia, o cineasta catarinense Sylvio Back fez filmes em versos. Numa antevisão da segunda atividade artística que desempenharia, o diretor de produções como Cruz e Souza ; O poeta do des-terro (1999) e Ale;luia, Gretchen (1976), usava o aparato de cinema para desenvolver uma cine-escritura particular. O poeta das imagens decidiu, desde o final dos anos 1980, empunhar a pena da escrita em derramadas tintas eróticas. A poema-ação de Back foi finalmente reunida em uma compilação de textos publicados em um único livro, Quermesse. Aos poemas nada castos de O caderno erótico de Sylvio Back (1986), A vinha do desejo (1994), boudoir (1999) e As mulheres gozam pelo ouvido (2007) foram acrescidos de 55 títulos inéditos.

A veia poética do diretor de 38 filmes desde Lance maior (1968) foi desenvolvida em paralelo ao da atividade no cinema, chegando a sucumbir a sétima arte ou reavivá-la. ;Poemas e fotogramas têm em comum, digamos assim, a mesma invisibilidade, esse apelo ao outro lado da imagem e da palavra, ainda que de suportes diversos, sua leitura e apreensão mentais são similares, aparentadas;, descreve o poeta e cineasta.



Ao longo das 280 páginas de Quermesse, os versos dos poemas realizam movimentos, como enquadramentos da câmera cinematográfica. Por vezes, são amplos como planos gerais. Às vezes são planos próximos, enquadrando detalhes. E a cadência das palavras simulam a montagem de imagens. Atrizes hollywoodianas se anunciam como uma lista de desejos do poeta cinéfilo. Elizabeth Taylor e o par de olhos violeta são focados em close no poema Camera. ;(feito Liz Taylor) a CAM colhe olhos azul e verde, nariz empoado, à boca doces malas palabras, cílios dark buço de véu lilás, queixo de furinho sutil e as bochechas-camafeu no paralax do visor;, descreve o poeta, tornando possível enxergar o que ele escreve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação