Diversão e Arte

2ª Bienal do Livro atraiu um grande público aos gramados da Esplanada

Durante dez dias, Brasília foi palco do evento, que teve a participação de autores consagrados de várias regiões do país e de diversos pontos do mundo

postado em 21/04/2014 10:37

A concorrida palestra do escritor uruguaio Eduardo Galeano foi um dos destaques desta edição do evento
Cerca de 200 mil visitantes, com uma média de 25 mil pessoas por dia, passaram pelos estandes da 2; Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que se encerra hoje. Instalada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, a feira proporcionou 10 dias de programação intensa, que incluiu debates, seminários e shows, com participação de nomes consagrados e de autores da nova geração da literatura: ;A Bienal é um espaço para celebrar a leitura;, define Nilson Rodrigues, coordenador do evento.



Para ele, os números desta edição provam o sucesso da iniciativa. ;Quem pensa que as pessoas não gostam de atrações de qualidade deveria visitar a Bienal, pelo menos uma vez, para descobrir o quão errado está;, afirma. O grande diferencial dessa para as outras bienais, segundo ele, está no fato de ela ter sido totalmente gratuita. ;Não foi preciso pagar para entrar, nem para estacionar, e o lugar é privilegiado;, disse, referindo-se à localização, próxima à Rodoviária do Plano Piloto.

Além das mais de 300 atividades, que tiveram participação de autores ilustres, como o uruguaio Eduardo Galeano ; arrastando uma multidão de fãs para a Bienal ; e o moçambicano Mia Couto, o evento também foi palco de manifestações musicais e teatrais. E não era raro encontrar pelos espaços pessoas recitando poesias ou apresentando trechos de livros. ;Uma verdadeira manifestação cultural;, enfatiza coordenador. Outro destaque foi para o grande número de escolas públicas e particulares que levaram turmas para conhecer a Bienal. Uma prova disso é que os R$ 4 milhões disponibilizados pelo governo para a compra de livros por estudantes de escolas públicas foram todos gastos. ;Até durante os fins de semana e feriados, era possível ver um grande número de ônibus escolares estacionados em frente à entrada;, lembra o coordenador.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação