Diversão e Arte

Portal na internet resgata os principais violonistas do país

O objetivo é a busca de se tornar referência sobre o instrumento

postado em 26/07/2014 10:32
Há divergência, entre os historiadores, sobre a real origem do violão. Ninguém discorda, entretanto, que o instrumento encontrou terreno fértil no Brasil, onde surgiram alguns dos músicos mais virtuosos de que se tem notícia e se desenvolveram movimentos estéticos apreciados mundo afora. De João Pernambuco a Guinga, passando por Garoto, Baden Powell e Raphael Rabello, a guitarra acústica e seus mestres têm merecido atenção especial de pesquisadores como o pernambucano Alessandro Soares, que coloca no ar, no começo do mês de agosto, o portal Acervo digital do violão brasileiro.

A ideia é que o site (www.violaobrasileiro.com.br) seja referência sobre o tema, a partir de verbetes detalhados sobre os principais violonistas brasileiros, de todos os tempos. Alessandro Soares, que vive em Brasília desde 1988, tem as colaborações dos pesquisadores e instrumentistas Alexandre Dias e Gilson Antunes na confecção do material, que promete ser mais aprofundado do que os textos já existentes sobre o assunto.



;A princípio, 150 verbetes estarão disponíveis para o público. Mas o plano é que esse número aumente e que novos colaboradores apareçam;, diz o idealizador do projeto, que se dedica ao portal há cinco anos. Soares, também violonista, exalta o fato de esse ser o primeiro portal dedicado exclusivamente ao instrumento, e gratuito.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação