Diversão e Arte

Festival de Gramado: musical de Juliana Rojas reforça padrão de dramaturgia

O longa "Sinfonia da necrópole" foi apresentado na penúltima noite competitiva da 42ª edição

Ricardo Daehn - Enviado especial
postado em 15/08/2014 15:31
Gramado - Estreante no comando de longas-metragens, Juliana Rojas (bastante conhecida por curtas de carreia internacional) despontou na programação dos filmes reservados para a penúltima noite competitiva do 42; Festival de Cinema de Gramado. Sem influências diretas, Rojas ; que já teve o longa Sinfonia da necrópole disputando prêmios no Festival de Paulínia ; disse ter crescido em meio aos desenhos da Disney, ;onde a música é fundamental pra construção da narrativa;. Da trama do musical ambientado em cemitério, ela reforçou ter abraçado um padrão de dramaturgia que representa tipos de pequenas comunidades. ;Contraditórios e interessantes, há desde o administrador e o padre que sabe da vida de todos, passando pelos trabalhadores agrupados na categoria de coveiros. O que importa também no filme é aprendizado (sentimental) de Deodato (Eduardo Gomes), e muitas vezes histórias românticas não tendem ao final feliz;, observou a diretora.



Um revezamento de quatro cemitérios teve que ser feito, em termos de locação. A decisão deu margem para que os profissionais do cinema driblassem enterros de verdade organizados no cronograma de cada cemitério. Em termos de música, o filme promoveu um resgate de antigos costumes de Juliana Rojas que, ao lado do parceiro Marco Dutra, ainda na faculdade, compunha músicas, como brincadeira. ;O Sinfonia tem um tom diferente de outros filmes que dirigi. Não acho que se enquadre em um gênero específico. A ideia dele nasceu de um exercício de aula de roteiro. O filme tem seis músicas e acho que elas têm sonoridades diferentes. Não tivemos uma influência musical específica, mas gosto bastante de como a música é usada no teatro épico;, observa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação