Diversão e Arte

Ministra da Cultura abre a Bienal do Livro de São Paulo

A cerimônia contou com a presença do ministro da educação, Henrique Paim e da atriz Fernanda Montenegro

postado em 22/08/2014 17:40
Da esquerda para a direita: Karine Pansa, Danilo Miranda (diretor regional do Sesc de SP), Fernanda Montenegro, Marta Suplicy e Henrique Paim
Em cerimônia de abertura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (22/8), a ministra da Cultura Marta Suplicy anunciou o nome da curadora do Salão do Livro de Paris. A professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Guiomar Grammont, será responsável por expor a literatura brasileira no evento que acontecerá em 2015. Marta destacou o investimento do Brasil em feiras literárias. "Elas representam um palco para mostrarmos a amplitude cultural que nosso país representa."


Acompanhada da dama do teatro, Fernanda Montenegro, e do ministro da Educação, Henrique Paim, Marta Suplicy deu início oficial aos trabalhos da 23; edição da Bienal do Livro de São Paulo, considerado o maior evento do setor literário na América Latina. O evento segue até 31 de agosto.

A ministra homenageou os escritores João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Rubem Alves, mortos este ano. "O Brasil perdeu grandes nomes da literatura. Mas eles deixaram sementes, nos ajudaram a amar os livros."

Segundo a presidente da Câmara do Livro, Karine Pansa, o evento permite diversas possibilidades de experimentação. "A cultura e, no nosso caso, especialmente a literatura, permite diluir as diferenças sociais e econômicas, agregando valor e estimulando o contato com ps livros, música, dança e outras expressões artísticas e intelectuais", destaca.

* a repórter viajou a convite da Câmara do Livro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação