Diversão e Arte

Rota turística é criada a partir de lugares mencionados por Guimarães Rosa

A intenção é estimular o turismo cultural e literário na região

postado em 23/08/2014 06:02
A intenção é estimular o turismo cultural e literário na região
João Guimarães Rosa vai virar rota turística. O escritor mineiro, famoso pela invenção de uma topografia, a um só tempo, regionalista e mítica em sua obra de ficção, serviu de inspiração a um grupo de 70 pessoas cuja missão é criar um roteiro literário e cultural. A convite da fundação Vale do Urucuia, sediada em Minas Gerais, eles percorreram mais de 150 quilômetros a pé, entre os dias 20 e 27 de julho. A comitiva encontrou inúmeros elementos diretamente relacionados ao mundo do escritor, entre eles, movimentos culturais e religiosos, a fauna, a flora e a pobreza, descritos com minúcias e exatidão de cientista nas narrativas rosianas.

[SAIBAMAIS]Com as informações levantadas, a intenção é estimular o turismo cultural e literário na região. "Vamos produzir um guia para levar in loco os interessados em conhecer locais que inspiraram as obras de um dos grandes gênios brasileiros" explica o geógrafo Fábio Mendes, integrante da expedição. Embora Rosa não seja um escritor realista, sua obra está permeada de referências regionais, inseridas em uma perspectiva mítica, poética e metafísica.

Com uma média de 21 quilômetros percorridos diariamente, a turma se concentrou em visitar lugarejos como Sagarana, Morrinhos, Igrejinha e Fazenda Menino, entre outros, totalizando sete municípios mineiros. Em alguns deles, sequer existe energia elétrica. Em contrapartida, segundo Fábio, a riqueza cultural é imensa, e essa é outra razão para que o roteiro cultural saia do papel. ;Estamos organizando outra viagem exploratória. Seria interessante catalogar passos, instrumentos e ritmos locais. A diversidade é maravilhosa, as pessoas precisam ter acesso a isto;, conta o desbravador.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação