Diversão e Arte

Produtores audiovisuais declamam poesias em canal na internet

Todas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, os convidados do "Toda poesia" no Youtube declamam os textos que mais os impactam emocionalmente

Rebeca Oliveira
postado em 01/09/2014 08:17
Alice Caymmi escolheu declamar texto de Hilda Hilst
Para os produtores audiovisuais Guilherme Pina, Diego González, Clarissa Braga e Thiago Lucas, tudo é poesia. Ela não fica enclausurada em livros ou em textos eruditos: pode ser encontrada no trecho de uma música, na propaganda de tevê, na notícia do jornal... Com esta ideia em mente e tendo como objetivo democratizar e expandir a arte da palavra escrita ; seja em prosa, seja em versos ;, o grupo criou o canal Toda poesia no Youtube. Todas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, convidados declamam os textos que mais os impactam emocionalmente em vídeos gravados no Rio de Janeiro. A iniciativa já ultrapassou a marca de 100 mil visualizações. A partir desta terça-feira (2/9), o quarteto lança o canal Toda a sua poesia, contemplando também o público de outros locais, inclusive do Distrito Federal.



A cantora e compositora Alice Caymmi escolheu Do desejo, poesia de Hilda Hilst. O ator, humorista e escritor Gregorio Duviviver optou por um texto autoral: O meio de todas as coisas, poema que compõe o livro A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora, lançado em 2011. A estes dois exemplos, somam-se as mais de 60 pessoas que já gravaram vídeos. Outras 182 aguardam a visita da equipe ; feita, propositadamente, de maneira simples. ;A relação das pessoas com a poesia é a nossa principal razão de existir. Do mais rebuscado dos autores até o mais comum e trivial dos textos, tudo tem seu valor sentimental, literário e de referência;, comenta Guilherme, diretor-geral do projeto.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Machado de Assis

Na nova plataforma, exibida às terças-feiras, às 12h, serão divulgadas gravações feitas pelos usuários que vivem fora do Rio de Janeiro e que serão editadas, posteriormente, por Guilherme, Diego, Clarissa e Thiago. ;O primeiro especial será com o ator Fernando Belo, que mandou um trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, dos Estados Unidos;, adianta o diretor-geral do projeto. ;Algumas pessoas de Brasília já fizeram contato para declamar no Toda a sua poesia, mas ainda não recebemos os vídeos. E, no Toda poesia, já tivemos uma brasiliense que participou, chamada Sarah Cintra;, completa.

Se a urgência da internet parece contrária à calma e à concentração exigidas pela leitura, a experiência do grupo fez com que as até os espectadores mais impacientes assistissem aos vídeos até o fim. Composto por cineastas e jornalistas, os responsáveis pelo Toda poesia trazem importantes trabalhos no currículo ; de programas de tevê (como o Arte brasileira, Viver com fé e Morar, do canal GNT, no qual Guilherme atuou como assistente de produção) a shows e espetáculos (para citar alguns, Diego González coordenou a finalização dos DVD Na Carreira, de Chico Buarque; e Recanto ao vivo, de Gal Costa). ;As pessoas se enxergam no vídeo quando vêem seus textos favoritos ali exibidos, quando se identificam com algum conteúdo;, afirma Guilherme.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação