Diversão e Arte

Festival Mimo desembarca em Olinda com show de Jordi Savall e James Duncan

A primeira etapa do evento foi realizada em Ouro Preto e encerrou nesse domingo (31/8)

postado em 01/09/2014 11:11
Aproximadamente de 2 mil pessoas assistiram ao show do indiano Trilok Gurtu e trio, em Ouro Preto
Ouro Preto -
Em sua 10; primeira edição, o Festival Mimo chega a Olinda no próximo fim de semana. Na história da cidade pernambucana, as atrações serão: o espanhol Jordi Savall, maior autoridade em música antiga no mundo e especialista em viola de gamba; o escocês James Duncan (violonista e gaitista), o pianista e compositor brasileiro Egberto Gismonti e os cantores e compositores Jorge Mautner e Otto, que se apresentarão juntos.

[SAIBAMAIS]Em Ouro Preto, onde ocorreu a primeira etapa do festival a programação foi encerrada no último domingo (31/8). Inicialmente, às 15h30 houve o recital do pianista Hércules Gomes, na praça Tiradentes. O vencedor do prêmio Mimo Instrumental mostrou temas do CD Pianismo que lançou em 2013 - que traz composições autorais. Ele tocou também composições de outros autores, como o chorinho Odeon de Ernesto Nazareth e Fuga para o Nordeste de Dominguinhos. Logo em seguida, houve a chuva do poesias durante a qual poemas de Paulo Leminski impressos em papeis retangulares foram arremessados de janelas da Igreja Do Carmo e avidamente disputados pelos espectadores.



Às 16h30 o público de aproximadamente de duas mil pessoas assistiram encantados o show do mestre de tabla e compositor indiano Trilok Gurtu e trio. Ao promover a mistura de sons de jazzistas com ritmos diversos - do flamenco ao maracatu recebeu aplausos calorosos da plateia. O percussionista demonstrou conhecimento da música brasileira e fez referência a Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown e Naná Vasconcelos, com quem já tocou.

Às 20h, o violonista Marco Pereira e o acordeonista Toninho Ferragutti fizeram na Igreja da Nossa Senhora do Carmo show com base no álbum Comum de dois, já visto pelo brasiliense no Clube do Choro.

Entusiasmada com os resultados da etapa de Ouro Preto, a produtora artística Lu Araújo, idealizadora do Festival, disse que o "Mimo firma-se como polo de musica plural e de valorização do patrimônio histórico brasileiro ao levar gratuitamente espetáculos inéditos com artistas nacionais e internacionais ao público em Igrejas de praças públicas, dando ênfase a diversidade de ritmos da cultura do mundo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação