Diversão e Arte

Longas do BIFF exploram a trilha do suspense para refletir e divertir

O eterno retorno de Antonis Paraskevas, que estreia nesta quarta-feira (03/9), às 20h30, no Cine Brasília

Nahima Maciel
postado em 03/09/2014 06:02
Christos Stergioglou vive um famoso apresentador de tevê sumido em O eterno retorno de Antonis Paraskevas
Uma das pequenas grandes surpresas do Brasília International Film Festival (Biff) é a história de como surgiu o primeiro longa de Elina Psykou, O eterno retorno de Antonis Paraskevas, que estreia nesta quarta-feira (03/9), às 20h30, no Cine Brasília. A diretora grega conta que a inspiração para fazer o filme veio de uma notícia na imprensa grega sobre Wallace Souza, o político e apresentador de televisão brasileiro acusado de comandar o crime organizado no Amazonas e assassinar traficantes para exibir os casos em seu programa.

;Eu fiquei impressionada com o quão longe um jornalista pode ir para conseguir altos níveis de audiência, satisfazer a sua vaidade e eternizar a sua imagem pública. Imediatamente, eu pensei nos jornalistas gregos e no que eles fazem para conquistar espectadores. Eles cometem coisas realmente nojentas. Então, eu criei o personagem de Antonis Paraskevas: um jornalista grego que forja o seu próprio desaparecimento para voltar a ter destaque na mídia;, conta Elina.



Perda da identidade


[SAIBAMAIS]O filme é uma sátira ao mundo das celebridades e ao cinismo midiático, mas, acima de tudo, é um retrato da Grécia atual, um país em crise mental e financeira que vive do passado. Antonis Paraskevas é uma pessoa e um país. ;Eu queria contar uma história sobre a falta de identidade e a confusão que isso traz. Ao mesmo tempo, uma história sobre o medo do fim e o esforço para se tornar imortal, como se fosse a única maneira de impedir esse fim. Sobre um homem e um país que perderam as suas identidades. Eles não se lembram quem são e não sabem quem querem ser, então eles permitem que os outros os definam;, explica.

[VIDEO1]

No filme, Antonis passa os dias perambulando em um resort abandonado no qual se instalou, mas a sua ansiedade vai crescendo à medida que o momento perfeito para o seu retorno nunca parece chegar. ;Antonis quer voltar, mas ele está com medo de que esta volta seja apenas uma repetição do que ele já viveu. Então ele prefere outro retorno. Um que vai torná-lo imortal. É sobre isso que o filme trata: a imortalidade. Antonis pode nunca voltar ; pelo menos não fisicamente ;, mas a sua memória vai voltar permanentemente, por toda a eternidade;, diz.

"Eu queria contar uma história sobre a falta de identidade e a confusão que isso traz. Ao mesmo tempo, uma história sobre o medo do fim e do esforço para se tornar imortal, como se fosse a única maneira de impedir esse fim;
Elina Psykou, diretora de O eterno retorno de Antonis Paraskevas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação