Diversão e Arte

Partituras originais de Alla Turca de Mozart são encontradas na Hungria

O documento ajudará a completar o material sobre o músico

postado em 26/09/2014 17:09
As partituras originais Alla Turca (marcha turca), uma das sonatas mais conhecidas do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, foram encontradas por musicólogos húngaros. Os documentos, que por dois séculos foram dados como perdidos, completarão o material exposto no museu Mozarteum de Slazburgo.

O material foi encontrado pelos pesquisadores da Biblioteca Nacional da Hungria. Ele estava perdido dentro do acervo musical da Sonata para piano n;11. conhecida como Sonata em lá maior.



O diretor da Coleção de obras musicais da instituição falou às agencias internacionais que apenas a última página de Alla Turca era conhecida. Ele alegou que, com esse achado, será possível interpretar a música em sua versão original.

O famoso pianista húngaro Zoltán Kocsis interpreta na noite desta sexta-feira (26/9) a sonata no instrumento original para o qual foi composta, o pianoforte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação