Diversão e Arte

Série focada em transexuais aponta tendência em retratar a comunidade LGBT

No Brasil, ainda falta diversidade na hora de abordar o tema

postado em 02/10/2014 08:03
Os atores Jeffrey Tambor e Judith Ligh, da série Transparent: elogios
A sexualidade e as polêmicas questões relacionadas à identidade de gênero ganham espaço nas telinhas. Produções nacionais e internacionais estão colocando em primeiro plano as dificuldades de quem se identifica com uma orientação sexual diferente da que nasceu. Nos Estados Unidos, a série Transparent, sobre um transgênero, teve estreia elogiada pela crítica na semana passada. Por aqui, a aposta também vale. Mas, contrariando a tendência dos EUA, os personagens transexuais se movem em espaço restrito.



[SAIBAMAIS]Aos 27 anos, Carol Marra construiu uma rápida trajetória no mundo artístico. A transexual mineira tem ganhado espaço nas telas brasileiras enquanto divide campanhas publicitárias de moda mundo afora. Mas, para ela, ainda é pouco. Apesar de ganhar papel importante na primeira temporada de Psi, da HBO, na qual viveu a transexual Patrícia no ano passado, e também em Segredos médicos, do Multishow, a atriz defende a diversificação dos personagens para os transgêneros no Brasil.

;Infelizmente, ainda falta um pouco de sensibilidade na hora da seleção;, lamenta. ;Eu me sinto lisonjeada em interpretar uma transexual, mas também desafiada a interpretar algo fora do meu universo;, diz ela, que não descarta interpretar homens em trabalhos futuros.

Nos Estados Unidos, o seriado Orange is the new black, que conta a vida de Piper Chapman, também discutiu a questão com a história de Sophia Burset, uma transexual que consegue o direito de cumprir pena em um presídio feminino. Apesar de não apontar a série como uma referência pessoal, Carol reconhece a importância da produção para a comunidade LGBT. ;O preconceito, de qualquer forma, surge da falta de informação;, defende ela. ;Com a sexualidade, isso não é diferente. A partir do momento em que você coloca na tela, dá margem para discussão em vários ambientes, levando a informação de forma direta.;

[VIDEO1]

Transparent conta a história de Mort (Jeffrey Tambor) um pai de três filhos, divorciado, que decide revelar, aos 70 anos, que se identifica como mulher. Fugindo de situações espalhafatosas, o drama revela um lado sensível e desconcertante de uma família judia que luta para entender as escolhas do pai. Em cena, os personagens dão o tom com diálogos sinceros que exemplificam o entendimento das mudanças. ;Então, você está dizendo que vai se vestir de mulher o tempo todo agora?;, pergunta um dos filhos ao personagem principal. ;Não, querido. Durante toda a minha vida eu venho ;me vestindo; de homem. Essa sou eu;, rebate o personagem de Tambor.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação