Diversão e Arte

Ronaldo Bastos descarta plágio do cantor britânico David Bowie

O mineiro afirmou que as semelhanças entre Cais e Sue (Or in a Season of Crime) são frutos da influência de Milton Nascimento

postado em 20/10/2014 15:01
Ronaldo Bastos e David Bowie

O compositor Ronaldo Bastos descartou que David Bowie tenha plagiado a canção Cais - parceria com Milton Nascimento. Depois que o cantor britânico lançou a faixa Sue (Or in a Season of Crime), que estará na coletânea Nothing has changed, o periódico francês Le Monde publicou um artigo no qual apontava a semelhança entre as duas músicas.



O artigo, da crítica Véronique Mortaigne dizia: "É possível perceber ecos de Nj;rk, de Scott Walker, de Robert Wyatt, de jazz, mas sobretudo uma melodia bastante conhecida dos amantes da música brasileira: Cais, do cantor Milton Nascimento, composta com Ronaldo Bastos em 1972".

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Apesar das semelhaças entre as duas canções, Ronaldo Bastos afirma que nunca acreditou ou cogitou o plágio. "A Maria Schneider (compositora da canção junto de Bowie) me mandou um email de madrugada falando sobre o assunto. Prontamente eu respondi e falei que estava tudo bem", conta Bastos, em entrevista ao Correio. O compositor também lembra que, em momento algum, ele e Milton Nascimento embarcaram na história. "O email dela não foi em resposta a nada que tenhamos feitos. Não entramos nessa polêmica. Na verdade, não existe polêmica", enfatizou.

[VIDEO2]

"Quando eu ouvi a música, nem reparei nas semelhanças. Percebi muito mais os elementos de produção. Depois do artigo do Le Monde, é que fui me dar conta de que há algumas influências. Acho que isso é uma coisa de ouvido. O Milton é uma grande referência mundial, a gente acredita que o Bowie possa ter ouvido alguma coisa e ficado com isso como uma referência", explica Bastos.

O compositor revela que, ao comentar o assunto com Milton Nascimento, que recentemente esteve hospitalizado, o cantor mineiro gostou de toda a história e também não embarcou na polêmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação