Diversão e Arte

Drácula volta aos cinemas em releitura moderna do clássico literário

O personagem mais cultuado dos livros e do cinema volta à vida em filme protagonizado por Luke Evans

postado em 22/10/2014 08:01

Luke Evans encara o desafio de viver Drácula

Há quase 12 décadas, com apenas 29 anos, o irlandês Abraham ;Bram; Stoker ; por meio do registro de fictícias trocas de cartas e reproduções de trechos de periódicos ; construiu um clássico literário que abastece, ciclicamente, o mundo do cinema. Com nova roupagem, Drácula ; A história nunca contada estreia amanhã sob o mesmo selo da Universal, que retoma invejáveis lucros movidos a mistério e à carga de medo do romance gótico: por enquanto, em menos de 10 dias, mais deUS$ 140 milhões (o dobro do orçamento) já foram conquistados pelo longa-metragem.



Conduzida pelo estreante Gary Shore, a produção se afirma como um prequel (um registro de fatos anteriores) do material e dos enredos do vampiro, que já foram mais fartamente popularizados pelo cinema. Quem dá o tom para a nova empreitada de Drácula nas telas é o próprio intérprete Luke Evans (visto em Velozes e furiosos 6 e na saga O Hobbit). ;Eu não quero ser Robert Pattinson;, disparou o trintão, em entrevista ao britânico The Telegraph, barrando comparações com a saga Crepúsculo.

[VIDEO1]

Revelando-se avesso a amenizar rugas e a ser paparicado pelo sistema que engole astros hollywoodianos, o Apolo de A fúria de titãs quis imprimir mais masculinidade e responsabilidade ao príncipe Vlad III, que, numa Transilvânia ilhada pelos aguerridos impérios turco e austríaco, tem que abrir mão da vida pessoal, em favor de súditos. ;O filme aborda as transições, em nível humano, ocorridas em Vlad, depois do cativeiro imposto pela corte otomana e de ser criado pelo inimigo de seu pai, o primeiro sultão;, esclareceu à mídia inglesa.

Drácula ; A história nunca contada traz, de fato, uma nova página em relação à trama que, pela Universal dos anos de 1930, teve duas célebres vertentes em cinema: uma delas hispânica e menos difundida do que a encabeçada pelo vampiro de Bela Lugosi, que chegou às telas em acabamento sem bigode ou mãos peludas, entre outras características omitidas em relação ao livro. A princípio afastado do aspecto associado ao vampirismo, o aristocrata romeno tem decifradas as origens de seus males, no século 15.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação