Diversão e Arte

Exposição sobre a produção underground discute o universo das HQs no Brasil

Programação inclui também mesas redondas, palestras e uma feira de quadrinhos independentes

postado em 12/11/2014 08:07

LEG - Desenhos dos artistas gráficos Taís Koshino e Daniel Lopes, que participarão da exposição HoQ? na UnB

Refletir as possibilidades artísticas e temáticas do universo dos quadrinhos independentes é um dos objetivos da exposição HoQ? que o curso de museologia da Universidade de Brasília promove a partir de amanhã na Galeria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Além disso, os idealizadores do evento querem mostrar que a museologia pode ir além da imagem tradicional e abordar também com temas mais contemporâneos. ;Ela progride com a sociedade e está preparada para lidar, por exemplo, com os quadrinhos, que antes não se inseriam no espaço de discussão;, explica uma das organizadoras do evento, Roberta Arcoverde.

A exposição vai até 20 de novembro. Na programação, estão mesas redondas, palestras e uma feira de quadrinhos independentes ao fim do evento. A história das HQs e as representações de gênero são alguns dos temas abordados durante as atividades programadas.



A escolha pelo universo dos quadrinhos independentes aconteceu pelo desejo de mostrar um nicho das HQs que não são tão divulgados quanto os comerciais publicados por grandes editoras. A seleção abarcou desde nomes já consagrados no quadrinho brasileiro a novos artistas que começaram a divulgar seu trabalho há pouco tempo. Francisco Marcatti, um dos principais autores do quadrinho independente no país, é um dos artistas que terá o trabalho exibido na exposição HoQ?.

[SAIBAMAIS];Eventos como esses acabam tendo um papel duplamente importante: refletir e expor, ao menos em parte, essa imensa produção;, comenta Marcatti.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação